A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal é uma oferta turística sustentável e identitária, que tem como produto âncora os Queijos com DOP da região Centro, e que convida todos os turistas a mergulharem numa experiência imersiva onde poderão vestir a pele de pastores e acompanhar os rebanhos, experienciar a ordenha, participar em workshops de confeção de queijos, visitar queijarias, realizar provas de degustação e experiências gastronómicas.
Estas propostas estão, ainda, complementadas por outras experiências igualmente únicas, tais como visitas a museus, fábricas de burel, trilhos, castelos e aldeias. Patrícia Coelho, presidente da InovCluster, referiu que esta Rota disponibiliza “produtos e experiências tangíveis, diferenciadoras, únicas e de valor acrescentado que envolvem em si uma profunda ligação aos territórios”.
Com este projeto pretende-se comunicar de forma estruturada e em rede, por forma a ganhar escala e alcançar melhores resultados na captação de novos fluxos turísticos. Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, reforçou a importância de estruturar produto, “tendo bons recursos, podemos estruturar bom produto e é na estruturação de produto que nós temos condições de chegar, para mim, à condição e à última variável mais importante desta apresentação que é a componente da economias, da economia dos produtores, a fileira dos produtores, do seu acesso ao mercado interno e muito em particular aos mercados internacionais, com uma nota especial, esta Rota e queijo DOP faz-nos caminhar para um ativo que ainda hoje precisamos continuar a trabalhar que é o valor justo por produto que o mercado pode absorver.”
A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal pretende, assim, contribuir para melhorar a atratividade do destino, estimulando a economia local e sendo uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de território de baixa densidade. Leopoldo Martins Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, destacou ainda “o apoio aos agricultores e aos produtores que se faz a partir do InovCluster e do CATAA. Os nossos investigadores têm contacto de proximidade com esses produtores, identificam as suas necessidades, perspetivam aquilo que são as suas intenções de maximização destes produtos e ajudam a definir caminhos na melhoria dos mesmos.”
De igual forma, a Rota visa sensibilizar para a importância de consumir Queijos com DOP do Centro, produtos altamente diferenciadores e de valor acrescentado, detentores de um património único, com uma profunda ligação ao saber fazer das suas gentes e com uma enorme importância para a economia de territórios de baixa densidade, assim como, para a preservação de paisagens, tradições e sabores.
A Rota foi apresentada pela diretora executiva da Inovcluster, Christelle Domingos, que anunciou uma forte estratégia de comunicação, de forma a que “chamar turistas para o nosso território seja uma realidade”. Reforçando ainda o desenvolvimento de uma campanha nas redes sociais, a produção de uma brochura para distribuição nos postos de turismo, a presença em canais de televisão e rádio, assim com a realização de press trips. Esta Rota pode ser já consultada a partir dos respetivos website e APP que foram apresentados em primeira mão no evento e que quer ser o braço direito dos visitantes do território.
A InovCluster pretende trabalhar no sentido de procurar novas linhas de financiamento e novas estratégias em parceria, que sejam um fator impulsionador para que novos agentes integrem o projeto.
O projeto Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro é promovido pela InovCluster e financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Valorizar e vem complementar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.
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