Comece o dia com uma escalada fácil, de 30 minutos, até ao topo do Arthur’s Seat, e será recompensado com um visual incrível.

O outro vulcão da cidade aloja o Castelo de Edimburgo (século XII) que se impõe no horizonte da cidade. Explore as masmorras e as jóias da coroa mais antigas das Ilhas Britânicas antes de sair para o One O’Clock Gun – o tradicional disparo, às 13 horas, de um tiro de canhão, um sinal que no século XIX servia para os navios acertarem os seus relógios antes de saírem para o mar (este disparo só não se realiza aos domingos, no dia de Natal e na sexta-feira santa).

O verão é a altura ideal para a comédia e o teatro no mundialmente conhecido Edinburgh Festival Fringe. No National Museum, os 3000 objetos ali expostos, incluem o esqueleto, em tamanho-real, de um tiranossauro rex e o corpo empalhado de Dolly, a primeira ovelha clonada do mundo.

Edimburgo
créditos: Pixabay

Onde ficar?

Com apenas três quartos, o Millers tem um pequeno-almoço que supera o de qualquer outro estabelecimento de maiores dimensões. No The Glasshouse Hotel há uma prova de whisky de malte incluída em cada suíte. O Hotel du Vin tem uma longa história. O edifício foi outrora um hospício, depois um asilo e mais tarde um laboratório científico, antes de se tornar o hotel elegante e central que é hoje.

Hotel du Vin
créditos: Hotel du Vin/Andy Buchanan

Onde comer e beber?

No The Restaurant escolha o pombo da floresta servido com haggis, nabo e scones de tattie (uma espécie de tubérculo). No interior da Cidade Velha, o Grain Store tem uma atmosfera mais íntima, com mesas à luz das velas e paredes de pedra. No Bon Vivant aproveite a incrível oferta de vinhos associada às tapas ao estilo escocês como a barriga de porco caramelizada com bourbon e rémoulade de aipo. Para o almoço, o Bia Bistrot, mais casual, serve pratos deliciosos que celebram a herança escocesa, irlandesa, espanhola e francesa dos seus proprietários. Onde quer que vá, passe à noite pelo Sandy Bells, um bar autêntico, com música folk ao vivo todas as noites.

A ficar sem tempo?

Não há melhor forma de conhecer a Escócia do que uma prova de whisky. No Whiski Rooms tem uma ampla variedade de escolha.

Whiski Rooms
créditos: Whiski Rooms

Artigo originalmente publicado na revista Food and Travel Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.