Passados apenas dois anos de uma crise no turismo sem precedentes, devido ao encerramento das fronteiras à entrada de turistas estrangeiros durante a pandemia, a Tailândia espera receber 35 milhões de turistas em 2024. Este número está ainda abaixo dos 40 milhões registados em 2019, mas representa já um acréscimo de 25% em relação aos 28,1 milhões observados em 2023. No entanto, as receitas de turismo deverão totalizar um valor recorde de 50 mil milhões de euros (cerca de 12% do PIB tailandês), valor este 49% superior aos 33,4 mil milhões de euros registados em 2023.

Os números acima indicados estão em linha com a estratégia da Autoridade de Turismo da Tailândia em apostar numa oferta mais qualificada, dirigida a públicos com maior poder de compra.

O turismo de natureza, o turismo sustentável e o turismo de luxo estão atualmente na ordem do dia no que se refere à promoção do destino, assim como a qualificação da oferta em regiões tradicionalmente menos turísticas, como é o caso de Khao Sok, Khao Lak, Ayutthaya ou Kanchanaburi, mas com grande potencial de divulgação nos mercados externos.

No final de junho de 2024 o mercado asiático representava 73% do turismo internacional no destino, o mercado europeu 21%, o mercado americano 4,2% e os restantes mercados apenas 1,8%. China, Malásia, Índia e a Rússia destacam-se entre os principais países emissores de turistas para a Tailândia, contudo, a Europa do Norte e, principalmente, o Sul da Europa estão com taxas de crescimento acima dos 30% face a 2023, prevendo-se que ultrapassem os números de 2019 já no final deste ano.

O mercado português não é exceção e está a registar um crescimento de 36% em relação a 2023, o que deverá corresponder a 50.000 turistas no final de 2024.

A Tailândia continua a ser considerada um dos destinos mais seguros do mundo e com uma melhor relação preço/qualidade. A oferta crescente de voos internacionais, não só para Banguecoque como também para Phuket, Krabi e Chiang Mai, tem vindo a contribuir para tornar o destino cada vez mais acessível.