É no Norte que melhor se fala inglês. Braga, Viseu e Coimbra são os distritos nacionais com melhor proficiência em inglês. A nível de países, Portugal alcança o sexto lugar do ranking.
Os dados são do relatório EF English Proficiency Index (EF EPI) - que analisa dados de mais de 2,1 milhões de falantes não nativos de inglês, em 116 países e regiões.
Em Portugal, os adultos de 21 a 30 anos são os que melhor dominam a língua inglesa, enquanto a proficiência entre os adultos com mais de 41 anos registou uma ligeira descida, em 2024, segundo dados do EF EPI.
O relatório anual revela uma tendência global de queda na proficiência em inglês a nível mundial, destacando lacunas especialmente entre homens e jovens adultos. Porém, no cenário mundial, Portugal aparece como um caso de exceção ao alcançar uma nova posição recorde no índice deste ano.
Países Baixos, Noruega e Singapura dominam, por esta ordem, o ranking mundial de proficiência em inglês. Os holandeses mantêm o título desde 2021 e há quatro anos não arredam pé do cimo da lista dos países em que melhor se fala inglês. Do outro lado da lista, Iémen leva a distinção de pior aluno do ano, seguido da Somália e Costa do Marfim.
O top 9 dos países com o mais elevado nível de proficiência é composto por:
- Países Baixos
- Noruega
- Singapura
- Suécia
- Croácia
- Portugal
- Dinamarca
- Grécia
- Áustria
Por cá, Braga é a cidade e o distrito onde melhor se fala o inglês. A capital do Minho recebe pela primeira vez esta dupla distinção, depois de o ano passado ter ficado no segundo lugar, atrás de Coimbra.
A cidade dos estudantes ocupa o segundo lugar, seguida de Lisboa, que este ano regressa ao top três das cidades portuguesas onde melhor se fala inglês. A capital portuguesa ocupa a posição cinco da lista das capitais mundiais onde melhor se fala inglês, à frente de Estocolmo, Zagreb, Berlim e Oslo.
Veja aqui mais dados sobre o relatório.
Comentários