O Programa do Festival da Paisagem integra numerosos passeios pedestres que apelam à descoberta, a começar pela clássica GeoRota do Orvalho já no dia 26 de maio, este sábado. No dia seguinte, é a vez da bonita aldeia de Vale do Souto receber bem os participantes no seu percurso pedestre; neste mesmo dia decorre a Caminhada Solidária em Penamacor e a Rota de S. Martinho, bem próximo de Castelo Branco.

No dia 3 de Junho a Foz do Giraldo realiza o seu percurso pedestre, o mesmo acontecendo em Penamacor que convida para uma Caminhada pela Natureza.

Por fim, no último fim-de-semana do Festival da Paisagem decorre a II Rota dos Canchais y Peñafiel, transfronteiriça, em Salvaterra do Extremo. A componente técnica e científica é recheada pelo encontro nacional dos Parceiros do Roteiro das Minas e Sítios de Importância Mineira e Geológica que decorrerá em Termas de Monfortinho, assim como o II Congresso Internacional das Aves que, pela relevância do tema para o desenvolvimento turístico da região, o Geopark Naturtejo se associa.

Já no que diz respeito à cultura e história locais, a ênfase vai para a Festa da Espiga do Orvalho e a Feira das Cerejas de Vila Velha de Ródão, a 3 de Junho, decorrendo os Dias Templários de Castelo Branco entre muralhas e os bairros mais pitorescos desta cidade, de 7 a 10 de Junho.

A música, a boa comida e o convívio marcam presença na Festa do Município de Proença-a-Nova, no fim-de-semana do 10 de Junho.

O Dia Mundial da Criança será marcado pela oportunidade de conhecer a mascote do Geopark Naturtejo, Judite a Trilobite, em Idanha-a-Nova.

Os produtos da terra têm merecido destaque em numerosos festivais temáticos, começando esta sexta-feira com os Sabores de Perdição de Castelo Branco; neste fim-de-semana decorre ainda o incontornável Festival do Borrego de Rosmaninhal. Já as duas próximas semanas são dedicadas ao Bacalhau em Idanha-a-Nova. No fim-de-semana de 2 de Junho o peixe é local, com a Mostra Gastronómica Sabores do Rio em Lentiscais e Taberna Seca.

A edição de 2018 do Festival da Paisagem no Geopark Naturtejo encerra da melhor forma com a terceira edição do Festival das Migas de Segura. Entre locais e visitantes, incluindo turistas nacionais e estrangeiros, serão milhares os participantes nestes eventos que tornam o Geopark Naturtejo num verdadeiro destino de Turismo de Natureza, Cultura e bem-receber. Veja aqui o programa completo.

Ao longo das próximas duas semanas decorre a Semana Europeia dos Geoparques em 71 geoparques designados pela UNESCO em simultâneo. São centenas de actividades e eventos que procuram realçar à escala da Europa a importância do Património Geológico e da interacção da paisagem com a cultural local.

Este evento é promovido pelo Provere iNature e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Fonte: Naturtejo Geopark