Descansar, relaxar, recarregar energias depois de um intenso ano de trabalho. Esse é o objetivo principal das férias. Em Vimioso, no distrito de Bragança, respira-se tranquilidade. O tempo, por aqui, tem um tempo próprio e só não sobra se for bem aproveitado.

Desperdício zero no tempo e nos prazeres que as férias nos devem proporcionar, bem podia ser o lema da campanha que a Câmara Municipal de Vimioso acaba de criar: “Lançar a Manta”.

Tão simples.

No edifício de receção do Parque Ibérico de Natureza, Turismo e Aventura (PINTA), ou num qualquer hotel ou restaurante do concelho que tenha aderido à iniciativa, o visitante pode alugar uma manta de farrapos, cheia de charme e de cor, para estender num dos diversos locais que o município já identificou como sendo os mais propícios, até idílicos, para uma tarde bem passada a “fazer nada”. Tão bom…

Com a manta o visitante recebe informação, uma espécie de guia, com os locais georreferenciados, para ninguém se desorientar, ainda que perder-se por terras de Vimioso é, de certeza, uma experiência enriquecedora, tantos são os locais de interesse e de beleza deste concelho.

Em Vimioso há lugares oficiais e especiais para “Lançar a Manta”
Vales de Vimioso

Esses locais, além das coordenadas GPS, são descritos sob a sua vertente mais interessante, histórica, cultural, etc. e, a par disso, caracterizados sob o ponto de vista da biodiversidade, o visitante recebe informação sobre as espécies de fauna e flora que com maior facilidade poderá encontrar.

Se a preguiça for muita nem precisa de ler estas informações, descarrega no telemóvel o storyboard gravado e tudo quanto precisa fazer é escutar.

Mas o melhor mesmo é desligar a tecnologia e ouvir apenas os sons da natureza, o barulho dos rios, o chilrear dos pássaros, o som das folhas das árvores que bailam ao sabor do vento.

A natureza abre o apetite, todos sabemos disso. Por essa razão o melhor é ir prevenido. A restauração local e similares estão a ser desafiados pelo município para criarem ementas para piqueniques para levar, com produtos regionais. Em Vimioso, o pão, os enchidos, os queijos, as compotas, o mel e tantos outros produtos garantem uma cesta de merenda fantástica, mas só será insuperável se também levar os pastéis de amêndoa de Vimioso.

Já foram identificados, e produzida informação especifica, oito locais de diversos pontos do concelho: Castelo de Algoso, PINTA, Atalaia, Parque de Merendas de Pinelo, São Bartolomeu de Argozelo, São Joanico, Parque de Merendas de Angueira e Cabanais de Caçarelhos.

O levantamento da manta por parte do turista faz-se no PINTA e pressupõe uma caução (20€) ou documento de identificação.

A manta pode também ser usada pelos turistas nos percursos pedestres do concelho de Vimioso, todos eles passam por locais de paisagens deslumbrantes onde apetece “lançar a manta”, contemplar e sentir a tranquilidade que estes locais podem proporcionar.

Em Vimioso há lugares oficiais e especiais para “Lançar a Manta”
Castelo de Algoso

Valorização das Mantas de farrapos

São peças artesanais, construídas com sobras de diversos tecidos, que depois de cortados em tiras, tantas vezes juntas com nós, se enrolam de maneira a fazer novelos e poderem ser trabalhadas nos teares tradicionais, ainda bem presentes no concelho de Vimioso.

Esta peça artesanal, apesar da sua enorme utilidade, não é considerada uma peça de valor, mas o município de Vimioso acredita que, não só a vai valorizar, como pode fomentar o seu uso com a criação deste novo produto que vai complementar a oferta turística do concelho ligada à natureza.

As mantas de farrapos são peça fundamental em todas as casas transmontanas, muito associadas aos trabalhos agrícolas, porque a meio da jornada de trabalho, são estendidas e sobre elas disposta a merenda. Depois da merenda comida, a manta serve ainda para alguns momentos de descanso, antes de regressar ao trabalho.

Claro que as mantas, que os agricultores associam às merendas, as famílias que não se dedicam à agricultura sempre usaram para os piqueniques.