A reforma, parte de um programa de obras iniciado no ano passado, pode demorar até seis meses e pretende devolver a este famoso monumento o brilho original de seu mármore branco.

Apesar das medidas adotadas nos arredores do Taj Mahal, a poluição deixa-o amarelado. A qualidade do ar na Índia é uma das piores do mundo.

"A renovação da cúpula é parte do processo de limpeza que está a acontecer atualmente na parede do mausoléu principal do Taj", declarou Bhuvan Vikram, da Archeological Survey of India (ASI).

Com a técnica, a superfície é coberta com madeira, os técnicos deixam secar para que a madeira absorva a impurezas e esta é retirada posteriormente para que depois o mármore seja esfregado suavemente com escovas e água destilada.

Taj Mahal
créditos: Pixabay

As autoridades não divulgaram o período das obras na cúpula, mas de acordo com o jornal Times of India, estas poderão durar até seis meses.

O Taj Mahal foi construído por ordens do imperador mogol Shah Jahan, que queria oferecer um suntuoso último lar para sua amada esposa, Mumtaz Mahal, que faleceu ao dar à luz em 1631.

Veja também: Taj Mahal: cinco ameaças ao monumento do amor

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.