O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, disse hoje, em conferência de imprensa, que até 07 de janeiro se vão realizar 40 atividades na cidade e que o evento “Bila Natal” representa um investimento de 82 mil euros.

O programa inclui a iluminação de Natal em várias artérias da cidade, que é inaugurada no sábado, e ainda a mostra de 21 presépios feita pelas 20 juntas de freguesia do concelho e o Centro Cultural dos Trabalhados do Município, que será espalhada pelo centro da cidade.

Serão ainda realizados o Eco-Natal, que se traduz em decorações feitas com materiais recicláveis, por escolas e associações, que serão colocadas nas rotundas, o mercado de Natal, fins de semana de animação infantil, animação de rua pela Acrolat’in, concertos, um espetáculo de marionetas pela companhia Urze Teatro e a corrida de São Silvestre.

“Acabamos com um fim de ano gratuito que envolve todos e preserva as nossas tradições. O madeiro é algo que tem marcado os últimos anos e é algo que herdamos dos nossos antepassados”, salientou.

A festa de passagem de ano decorre na praça do município e inclui a queima do “madeiro de Ano Novo”, fogo de artifício e um concerto da cantora Áurea.

Rui Santos afirmou que, nos últimos cinco anos, o “espírito de Natal regressou a Vila Real” e que, a cada ano que passa, o concelho se vai “afirmando como um destino onde vale a pena passar a quadra natalícia”.

O autarca frisou que 2017 “foi o melhor ano de sempre em dormidas no concelho” e acrescentou que se prevê que “2018 será ainda melhor”.

Por isso, sustentou, há também “quatro a cinco projetos turísticos em andamento” que “poderão duplicar o número atual de quartos”, que ronda os 250.

O programa “Bila Natal” é, segundo Rui Santos, “diversificado e para todos os gostos e públicos, desde as crianças aos mais idosos”, e visa “beneficiar o comércio local” e atrair "mais visitantes para o centro da cidade".

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.