"Este ano, o arranque conta com a apresentação de um mega bolo denominado 'Nevão da Covilhã', um dos mais representativos exemplos da pastelaria local que, para além do manto branco de açúcar em pó, conta também com um recheio de cherovia, mais uma clara referência da identidade gastronómica covilhanense", refere a Câmara Municipal da Covilhã, que organiza esta iniciativa em conjunto com várias entidades e empresas do concelho.

Citada na nota de imprensa, a vereadora da Cultura, Regina Gouveia, destaca a ideia de que "a gastronomia é um bom pretexto para juntar a família covilhanense e reforçar a visibilidade do concelho".

Além da "partilha do bolo nevão", o primeiro dia deste programa será também aquele em que será ligada a iluminação de Natal.

O programa deste "Natal com Arte" inclui ainda várias atividades culturais e artísticas, entre as quais a interpretação de músicas e dança de Natal com artistas do concelho, a "inesquecível chegada do Pai Natal" ou a dinamização de espaços como o "Mercadinho de Natal", que ficará junto à igreja da Misericórdia, a "Aldeia Encantada das Crianças" ou a "Casinha do Pai Natal".

Na proposta, há o espaço denominado "No Reino do Natal", uma área dedicada às histórias contadas e cantadas, que fica no antigo edifício da PT, e onde também vai ser possível visitar exposições de presépios e pintura de diversos artistas do concelho.

"Como é já tradição, o presépio vai ficar localizado em frente aos Paços do Concelho e será novamente adornado com lã típica da Serra (burel), numa produção de Miguel Gigante", acrescenta a informação enviada por este concelho do distrito de Castelo Branco, que é uma das principais portas de entrada da Serra da Estrela.

Tal como no ano passado, será ainda levada a cabo a iniciativa "Este Natal Adote uma Árvore", que vai permitir a cada covilhanense ou turista levar para casa uma árvore autóctone.

A integração dos alunos da cidade em diversas ações também está garantida, nomeadamente através da atividade "Montras com Arte", que visa a animar o comércio tradicional, num projeto que conta com o apoio da Escola Secundária Campos Melo em parceria com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e Município da Covilhã.

As rotundas da cidade também ser decoradas com o espírito de Natal, uma iniciativa que conta com a colaboração dos alunos de 2.º e 3.ºciclos e secundário das escolas da cidade.

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.