Acha que tem perfil para viajar em excursão? Existem várias vantagens para quem opta por viajar assim: roteiro preparado, chegar aos pontos turísticos sem o risco de se perder, não ter de esperar em filas para visitar atrações, conhecer novas pessoas e não ter dificuldades devido às barreiras linguísticas, caso viaje para um país que fale outro idioma.

A lista de vantagens podia continuar, contudo, e se já começou a ficar animado/a com a ideia de viajar em excursão, saiba que, para tudo correr bem, é necessário seguir certas regras e ter muita disciplina.

Descubra se nasceu para viajar em excursões ou se é melhor ficar afastado/a delas.

Viajar em excursão? Veja se tem o perfil certo
créditos: Pixabay

Costuma ser pontual?

Quando se viaja em excursão, é importante respeitar os horários, pois os dias estão todos programados e basta um pequeno atraso para afetá-los. É por isso que é importante ser disciplinado. Se a hora combinada for às 8h30, não chegue às 9h00. Não deixe os seus companheiros todos à sua espera, ainda para mais, deverão estar ansiosos por conhecer os novos lugares. Se tem dificuldades em chegar a horas, pondere, não deverá querer ser o "odiado" do grupo.

É muito independente?

Quando estamos habituados a viver de forma muito independente, vivemos sob impulso ou conforme as nossas vontades sem sentirmos necessidade de dar satisfações a terceiros. É provável que lhe apeteça dar um passeio sozinho/a, ou ir a algum sítio que lhe chamou a atenção e não teve oportunidade de ir enquanto estava com o grupo. E se sentir que não deve dizer ao seu guia de viagem para onde vai, talvez excursões não sejam para si. Evite deixar o grupo preocupado. Afinal, não está a viajar sozinho/a.

Tem filhos pequenos e gosta de viajar com eles?

Se decidir viajar com os mais novos lá de casa, lembre-se que viajam com mais pessoas e que as vontades das crianças devem-se adaptar ao grupo. Não espere que o grupo abra exceções apenas porque existem crianças. O programa foi definido à priori e é por causa do programa que todos ali estão. Não espere que mudem o trajeto só porque os mais novos estão cansados ou querem parar num parque infantil, por exemplo.

Perde-se nas lojas de souvenirs?

Mal se chega ao destino, há quem se foque logo nas lojas de lembranças e queira parar em todas para avaliar os preços e ver os produtos que oferecem. Se faz parte deste grupo de aficionados por lojas de souvenirs, veja se consegue ignorar estas lojas de lembranças e aguardar pela tarde de compras para as visitar. Também pode ir perguntando ao guia se dá tempo para espreitar uma loja caso queira muito, mas com parcimônia, até porque não deve querer ser o chato ou chata do grupo.

Gosta de tirar muitas fotografias?

Se viaja para fotografar ou se apenas gosta de fotografar enquanto viaja, talvez uma excursão não seja uma boa opção para si, pois não terá muito tempo para tirar fotografias (há um programa para cumprir).

A comida é importante quando viaja?

Se gosta de experimentar novos sabores, provar a comida local, talvez fique desiludido caso viaje em excursão. É que nas excursões, normalmente, os grupos fazem as refeições em restaurantes ou em buffets de hotéis que têm todo o tipo de comida.

É paciente?

Quando se viaja em excursão, é preciso ter a mente aberta e consciência de que as pessoas do grupo são diferentes entre si. É importante ter muita paciência, para além de ter bom senso, educação e respeito. Lembre-se que as pessoas têm humores e personalidades diferentes.

*Artigo originalmente publicado no dia 18 de dezembro de 2017

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.