Busan, Coreia do Sul

A cidade portuária de Busan é famosa pelas suas praias, montanhas e templos. No entanto, este lugar foi selecionado devido à sua “energia criativa” no principal festival de cinema da Ásia: o Festival Internacional de Cinema de Busan. Além de assistirem às exibições dos filmes, os turistas devem experimentar a cerveja artesanal da cidade.

Via Ápia, Itália

Via Ápia, Itália
Via Ápia, Itália créditos: DR

Quer voltar atrás no tempo sem tirar os olhos do presente? Uma ótima sugestão para fazê-lo é percorrer a Via Ápia, na Itália, conhecida antigamente como a “autoestrada” da Europa. O trecho guarda aspetos interessantes e importantes da Roma Antiga e por isso esta peregrinação cheia de história é imperdível.

Açores, Portugal

Açores, Portugal
Açores, Portugal créditos: DR

Se gosta de fauna marinha, as nove ilhas vulcânicas dos Açores são imperdíveis. O arquipélago é como um oásis para 28 espécies de baleias e golfinhos, segundo a National Geographic. Além das suas maravilhas naturais, são várias as iniciativas da comunidade local para preservar este destino único.

Highlands, Escócia

Highlands, Escócia
Highlands, Escócia créditos: DR

Apesar das Highlands da Escócia ainda oferecerem cenários épicos com vales, lagos e rios sinuosos, a paisagem deste lugar já mudou muito. Antigamente, os vales e colinas estavam cobertos por floresta e animais selvagens. Entretanto, ao longo dos séculos, a extração de madeira e pastoreio excessivo mudaram a paisagem local. Atualmente, a região das Highlands está a passar por um processo de renaturalização que visa restaurar a paisagem bucólica original, com fauna e flora nativas. Por isso, a lista recomenda a visita a esta área escocesa, nomeadamente a Reserva Alladale Wilderness.

Cárpatos, Grécia (Ilhas do Dodecaneso)

Cárpatos, Grécia (Ilhas do Dodecaneso)
Cárpatos, Grécia (Ilhas do Dodecaneso) créditos: DR

A segunda maior ilha do Dodecaneso, chamada de Cárpatos, é um arquipélago grego no mar Egeu. Apesar das belas praias deste destino, o lugar é destaque nesta seleção por ter mulheres à frente de empreendimentos que lideram o turismo sustentável.

São Francisco, Califórnia, EUA

São Francisco, Califórnia
São Francisco, Califórnia créditos: DR

Em São Francisco, na Califórnia, é possível fazer um trilho que cruza a cidade. A Crosstown Trail oferece quase 27 quilómetros de descobertas urbanas, desde vistas deslumbrantes da costa do Pacífico até cafés de bairro.

Big Bend National Park, Texas, Estados Unidos

Big Bend National Park, Texas
Big Bend National Park, Texas créditos: DR

A paisagem do Big Bend National Park, no Texas, vai surpreendê-lo. Conhecido pelo amplo céu estrelado e belos canyons, o parque é um dos mais remotos do estado e também o maior: são mais de 324 000 hectares.

Manchester, Inglaterra

Manchester, Inglaterra
Manchester, Inglaterra créditos: DR

Em Manchester, a sugestão é para o turista divertir-se, aproveitando o clima desta cidade britânica desportiva e amiga das artes. Para isso, sugerimos visitar os campos da famosa equipa de futebol Manchester United e inspirar-se também no cenário artístico da cidade.

Choquequirao, Peru

Choquequirao, Peru
Choquequirao, Peru créditos: DR

No alto dos Andes peruanos, as ruínas incas de Choquequirao são acessíveis apenas a pé, pelo menos por enquanto. Devido ao acesso limitado, o local ainda está fora dos radares mais turísticos do Peru, mas vale a pena a caminhada.

Utah, Estados Unidos

Utah, Estados Unidos
Utah, Estados Unidos créditos: DR

As paisagens do estado do Utah convidam a aventuras ao ar livre, como stand up paddle no rio Colorado, em Moab. O destino tem cinco parques nacionais e oito monumentos nacionais e por isso está nos sonhos de muitos viajantes aventureiros.

Alpes Austríacos

Alpes Austríacos
Alpes Austríacos créditos: DR

Um destino privilegiado para desportos de inverno é a região da Caríntia, na Áustria. Os Alpes austríacos oferecem grandes oportunidades de aventura dentro da rede Bergsteigerdörfer, com 29 aldeias de montanhismo.

Sugestões: Civitatis

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.