Nesta época a pequena nação ganha cor e alegria com missas cantadas, concertos, um enorme presépio e uma árvore de Natal gigante na Praça de São Pedro.

A temporada de Natal no Vaticano começa a 3 de dezembro e termina a 8 de janeiro. São 36 dias muito preenchidos e animados.

1. A ÁRVORE E O PRESÉPIO

A inauguração da Árvore de Natal na Praça de São Pedro dá início às festividades. Esta tradição começou pelas mãos do Papa João Paulo II em 1982 e todos os anos, árvores de Natal são doadas de diferentes países da UE, incluindo Itália, Bélgica, Alemanha, Áustria e Polónia. A altura destas varia de 25 a 30 metros e a escolhida é adornada com luzes LED, ornamentos e outras decorações.

A árvore de Natal deste ano é um abeto prateado que vem da pequena aldeia montanhosa de Rosello, na região central de Abruzzo, na Itália. Tem 30 metros de altura e as suas decorações foram feitas por moradores de um centro de reabilitação psiquiátrica em Rosello.

O presépio, junto à árvore de Natal da Praça de São Pedro, é feito inteiramente de madeira de cedro extraída de uma floresta sustentável e a cena da natividade conta com figuras em tamanho real, esculpidas à mão, representando a Sagrada Família e artesãos tradicionais de Sutrio como carpinteiros e tecelões.

A árvore e o presépio permanecem em exposição até ao final da época natalícia, que coincide com a festa do Batismo do Senhor, no domingo, 8 de janeiro de 2023.

Vaticano: cinco momentos altos das celebrações de Natal
A árvore do Vaticano deste ano créditos: AFP

2. A MISSA DE NATAL

Todos os anos, a missa da meia-noite é celebrada na Basílica de São Pedro. É uma das missas de Natal mais assistidas em todo o mundo e participar dela no Vaticano é uma experiência única.

Por conta da forte afluência de pessoas é preciso reservar com antecedência um bilhete (gratuito) para assistir à Missa da Véspera de Natal, também conhecida como Missa da Meia-Noite ou Natale del Signore.

A melhor maneira de obter o bilhete para  a Missa de Natal no Vaticano é enviar o seu pedido (por e-mail ou correio) diretamente ao Vaticano com pelo menos 2 meses de antecedência.

O Vaticano responderá notificando-o de que recebeu a sua solicitação e onde pode levar a carta de aceitação para levantar os bilhetes.

Os bilhetes devem ser levantados na Preffetura Vaticana, localizada logo após as "Portas de Bronze" da Basílica de São Pedro, normalmente 5 a 4 dias antes do evento.

O formulário de solicitação pode ser encontrado aqui e depois de preenchido deve ser enviado para o e-mail ordinanze@pontificalisdomus.va ou enviado pelo correio para a morada: Prefecture of the Papal Household | Vatican City State, 00120

Quem não conseguir bilhete pode sempre assistir à missa do lado de fora da Basílica, nas enormes telas que são colocadas na Praça de São Pedro. Convém chegar cedo para apanhar bons lugares.

3. O CONCERTO DE NATAL

A Cidade do Vaticano organiza um Concerto de Natal todos os anos desde 1993.

Realizado principalmente para fins beneficentes, o evento reúne artistas musicais de renome internacional e este ano tem lugar no dia 17 de dezembro no Auditorium Conciliazione in Rome, ao contrário de ser na Sala Paulo VI como era habitual. Entre os artistas confirmados estão José Carreras, Jimmy Sax e Amy Lee dos Evanescence.

Os bilhetes podem ser comprados on-line aqui.

4. MENSAGEM PAPAL: URBI ET ORBI

De pé na varanda da Praça de São Pedro, o Papa dirige-se ao mundo no dia de Natal ao meio-dia. Este discurso papal é chamado de Urbi et Orbi, que se traduz como “para a cidade de Roma e para o mundo”.

Não é necessário reservar bilhete para assistir, tudo o que é preciso fazer é estar na Praça à hora certa. Desde 1985, o acesso à Praça foi estendido não apenas às pessoas da Cidade do Vaticano, mas a todo o mundo, sendo transmitido pela televisão em vários idiomas.

Vaticano: cinco momentos altos das celebrações de Natal
Papa Francisco junto ao presépio créditos: AFP

5. BÊNÇÃO PAPAL

Chamada de Angelus, a bênção papal é dada no domingo e inclui um breve discurso e uma série de orações. Geralmente é acompanhada pelo toque do sino do Angelus que serve como um chamado para a oração e para espalhar a boa nova a todos.

DICAS PARA OS VISITANTES

Leve binóculos se quer ver melhor o discurso do Papa na varanda.

A cidade do Vaticano está no auge do turismo durante a época do Natal, por isso não deixe nada ao acaso. Planeie e reserve tudo com antecedência.

Encontrar transporte público é um pouco difícil durante a véspera de Natal. Táxis e autocarros funcionam em serviços mínimos e isso implica que poderá ter de caminhar até ao seu hotel se não arranjar transporte. Para evitar um incómodo maior, reserve uma estadia perto da área da Praça de São Pedro. Sugiro o Hotel Palazzo Cardinal Cesi, localizado a apenas 140 metros da Praça principal do Vaticano.

Tenha presente que os marcos emblemáticos desta pequena nação, como os Museus do Vaticano e a Capela Sistina, estão  encerrados durante os dias 25 e 26 de dezembro. Portanto, se os quer visitar, certifique-se de ir fora dessas datas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.