Quando viajamos estamos limitados a um reduzido número de itens para colocar na bagagem e ao levarmos connosco vários livros não é somente o espaço que ocupam que temos de ter em conta, mas principalmente o peso. Daí que em viagem os livros digitais (ebooks) e os áudio-livros sejam bons aliados. Criado em 1971 por Michael Hart, o Projeto Gutenberg é hoje a biblioteca digital mais antiga do mundo e o melhor de tudo é que nesta biblioteca todos os livros são gratuitos!

Trata-se de um projeto colaborativo, alimentado pelo trabalho de voluntários e pela generosidade e apoio de doadores, inspirado por Johannes Gutenberg, o alemão que introduziu a impressão na Europa. O facto dos livros serem gratuitos prende-se com o objectivo do mesmo - democratizar o acesso ao conhecimento e disseminar a leitura pelas massas.

O primeiro documento adicionado à lista foi "A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", de Thomas Jefferson. Desde então, mais de 57.000 ebooks foram adicionados a esta coleção, em constante crescimento, bem como milhares de áudio livros, todos disponíveis offline.

No Projeto Gutenberg é possível encontrar uma vasta coleção de clássicos, bem como outros livros menos conhecidos, mas que são do domínio público. “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen encabeça a lista de popularidade, seguido por alguns outros clássicos de autores tão conhecidos como Charles Dickens, Lewis Carroll, Oscar Wilde, Mark Twain, Franz Kafka ou Tolstoy. A maior parte dos livros são em Inglês mas o Português está entre os idiomas que tem mais livros disponíveis.

Os livros estão acessíveis em vários formatos e podem ser descarregados através de Dropbox, Google Drive ou OneDrive, ou ainda leitura on-line. O Projeto Gutenberg oferece uma versão paga que permite leituras e audições ilimitadas, sem restrições e interrupções de anúncios. A app permite ajustar o brilho do ecrã, o tamanho da fonte e marcar uma página. Oferece também um modo alternativo de leitura noturna, revertendo do habitual texto escuro sobre fundo claro para texto claro sobre fundo escuro, um recurso já familiar aos leitores de ebooks.

E porque para nós o tempo é mesmo da maior importância, se está de viagem descarregue a app JiTT.travel, o guia inteligente que o ajuda a aproveitar da melhor forma o tempo que tem disponível em dezenas de destinos à sua escolha!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.