Mergulhar em águas frias é uma tradição em muitas partes do mundo, e para quem a segue, assim como para quem faz desta prática um costume como os escandinavos, ela traz inúmeros benefícios para a saúde porque melhora o bem-estar geral, o sistema imunológico, reduz o stress, aumenta a energia e alivia a dor.
Mergulhar nas regiões polares não será um pouco extremo?
Na verdade parece que não. As empresas turísticas que operam no Ártico e na Antártida como a Quark Expeditions ou a Lindblad Expeditions-National Geographic explicam que para um efeito mais dramático, tentam fazer o mergulho polar num lugar próximo de um icebergue ou de um pedaço fotogénico de gelo, mas asseguram-se que a temperatura da água, apesar de depender do local e da estação do ano, está entre os 2 e os 8 graus Celsius, e nunca abaixo disto.
Está frio, mas não é tão mau como a generalidade das pessoas pensa. Dura apenas um breve momento, e à saída da água há um roupão e uma bebida quente (ou forte) à espera. Alguns barcos têm uma sauna onde o aventureiro se pode aquecer mais rapidamente.
Como começaram estes mergulhos?
Os mergulhos polares fazem há muito tempo parte das celebrações do solstício de verão no Oceano Antártico. Era um rito de passagem para cientistas e visitantes de diversas bases de pesquisa cientifica, mas nos últimos passaram a ser uma atividade popular integrada nos itinerários oferecidos por operadores turísticos.
Como é a experiência?
Depende da pessoa. Há quem sinta um grande choque térmico, outros sentem formigueiro na pele. Mas a maioria diz que se sente revitalizado ao sair da água.
É seguro?
As empresas que realizam estes mergulhos asseguram que todas as precauções de segurança são tomadas. Há um médico a bordo, botes de segurança e outras medidas como o uso de arnês ou, se necessário, coletes de flutuação. Avisam também que se as condições climáticas não o permitirem, o mergulho não se realiza.
Qualquer pessoa pode fazer o mergulho polar?
Em principio qualquer pessoa pode fazer, mas é recomendado consultar um médico antes da viagem se já tiver alguma condição médica pré-existente. O mergulho polar ou polar plunging não é recomendado para quem tem pressão alta, problemas cardíacos ou quaisquer outros problemas médicos graves.
Para mergulhar posso vestir só o fato de banho ou devo levar outro tipo de roupa?
Não é recomendado usar camadas ou roupas que possam ficar molhadas e pesadas, por isso usar um fato de banho é o ideal.
Comentários