O Ovo Solar é uma sauna, mas também é uma obra de arte. Foi criada por Riksbyggen em conjunto com a dupla de artistas suecos Mats Bigert e Lars Bergström, e instalada inicialmente na cidade de Kiruna, no norte da Suécia, a cerca de 145 quilómetros do Círculo Polar Ártico. Pretendia ser um símbolo do renascimento da cidade e relançamento de um território danificado pela mineração e extração.
Os subúrbios de Kiruna foram sujeitos a décadas e décadas de escavações contínuas e a probabilidade da mina juntamente com a povoação colapsar, é elevada, pelo que a cidade está a ser literalmente transferida casa a casa, para outra região, a quilómetros de distância. Neste contexto o Ovo Solar é uma estrutura símbolo de unidade, feita para representar o sentimento de pertença dos habitantes da cidade de Kiruna e um espaço de comunicação para conversas sobre assuntos, tanto triviais quanto importantes. Algo que talvez esteja em falta na sociedade atual.
O Ovo Solar mede 5 metros de altura e 4 metros de largura, e está coberto por 69 placas espelhadas de aço inoxidável e titânio dourado, cuja função é refletir a paisagem circundante. O interior é inteiramente feito de painéis de madeira de pinho e decorado com assentos semicírculares de madeira de choupo. Há um fogão no centro cuja temperatura pode variar de 75°C a 85°C.
Esta sauna converteu-se num sucesso instantâneo, desde a sua primeira instalação em 2017. De tal forma que nos anos seguintes esteve em digressão pelo mundo, com paragens em Paris, Estocolmo, Copenhaga, Lapónia Sueca e Minnesota, entre outras. Agora está de regresso a Kiruna, onde estará disponível para os visitantes que a quiserem reservar e desfrutar de uma experiência artística única.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram
Comentários