Deixo aqui dois exemplos que me surpreenderam por serem bastante diferentes do habitual.

1. Globo para pintar da Science4you

Gosto do conceito prático, didáctico, divertido e fácil de transportar deste globo. Acredito que uma boa parte inicial do planeamento e das escolhas dos passeios pode ser muito divertida se for realizada em família, com as crianças a participar.

Assim, elas também se sentem ouvidas, envolvidas ou parte do processo. E os pais ficam com a real percepção do que elas mais gostam/querem fazer, conseguindo desde cedo nivelar as expectativas de todos.

Ao preparar uma viagem, é então bom ter em casa material divertido para ir fazendo actividades com os miúdos, aguçando assim a curiosidade deles para a diversidade do mundo que os espera lá fora.

Acho o Globo Terrestre para Pintar da Science4you um brinquedo criativo, fiquem apenas com a noção de que o globo é relativamente pequeno e os autocolantes relativamente grandes para o espaço disponível.

Ainda assim é uma forma da família poder jogar "à moda antiga", sem recorrer às novas tecnologias.

Este brinquedo vem com: seis marcadores coloridos, um livro de autocolantes (com muitas espécies de animais diferentes) e um livro com algumas informações complementares (ex. as sete maravilhas do mundo e várias outras curiosidades).

Cá em casa, o "pintar e apagar" as vezes que se quiser fez sucesso! Deu para brincar e aprender ao mesmo tempo.

2. Globo Exploramundo Clementoni

Tem bem mais coisas para descobrir do que um tradicional globo terrestre. E se pensavam que ainda estava por inventar um globo falante, ora aqui está ele! Inclui então um jogo de perguntas e respostas, em que o utilizador fica a conhecer as respostas, assim, a brincar.

Tem ainda imagens tridimensionais, que nos fazem ver o mundo realmente de uma forma diferente e bastante interactiva, como os miúdos de agora tanto gostam.

Além do típico mapa mundo com o mapa político dividido por cores e nomes, há mais formas inovadoras de descobrir o planeta com este globo:

  • Usar a caneta de leitura óptica, para ter respostas dadas por um altifalante (uma voz masculina que inicia as conversas assim: "olá, para começar a jogar..."
  • Carregar num dos 13 temas disponíveis na base do globo: continente, nações, capitais, curiosidades, população, superfície, moeda, território, relevos, fuso horário, língua, produtos típicos, hino nacional (ouve-se mesmo a música!)
  • Carregar num qualquer ponto do globo, para obter imediatamente a resposta através da tal voz
  • Descarregar gratuitamente a APP Exploramundo Clementoni, para poder enquadrar o globo com o tablet ou o smartphone e assim ver muita mais informação nova de todos os cantos do mundo
  • Apontar o tablet ou smartphone para um continente no globo e como que por magia, surgem muitas imagens em realidade aumentada
  • Escolher entre animais, monumentos ou culturas do mundo e carregando numa dessas imagens pode ler-se a descrição detalhada
  • Jogar com o quiz - ao responder correctamente a perguntas os participantes sobem de nível, de turista a explorador. Existem mais de 500 questões diferentes.

Alguns exemplos são: "Qual a dança típica da Argentina? O yurt é a habitação móvel típica de que população? Como forma de defesa, o Iama..." Existem 3 níveis de dificuldade no quiz, conseguindo assim descobrir melhor o nosso planeta e os conhecimentos de cada um.

Como tudo é muito intuitivo e fácil de utilizar, é assim bastante giro conseguir conciliar um tradicional globo com uma vertente mais tecnológica.

Brincar e aprender ao mesmo tempo, portanto, enquanto se desenvolve a capacidade de observação, autonomia ou memória.

Em conclusão, é adquirir novos conhecimentos e compreender o mundo de uma forma divertida, moderna entre adultos e crianças.

Por Joana Batista, do Viajar em Família

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.