O inverno e a época das festas trazem-nos logo à memória aqueles filmes natalícios onde a neve cai suavemente e deixa tudo coberto por um manto branco imaculado.

Em Portugal, porém, encontrar neve está longe de ser uma tarefa fácil... mesmo nesta época do ano. Por sorte, há pelo menos um sítio no país onde ainda podemos esperar fazer bonecos de neve, esquiar, comer os melhores doces (e salgados)  e muito mais — a Serra da Estrela!

10 coisas que tem mesmo de fazer na Serra da Estrela:

1. Visitar a Torre

No centro da Serra da Estrela, erguendo-se acima de um planalto selvagem e coberto de pedregulhos, fica a Torre, o pico mais alto de Portugal continental. Tem 1.993 metros de altura e abriga a única estância de esqui do país. As vistas daqui são espetaculares e num dia claro, consegue-se ver até o Oceano Atlântico a mais de 161 quilómetro de distância.

2. Praticar snowboard, esqui (ou sku!)

Esquiar em Portugal? Sim é possível — se o tempo ajudar.

A Serra da Estrela é um dos únicos locais  em Portugal que recebe neve suficiente para permitir a prática de esqui e possui a única estância de esqui totalmente equipada do país. O resort está aberto de novembro a abril, é pequeno (apenas tem quatro teleféricos), mas as instalações são boas. Com 130 metros de descidas verticais e nove pistas no total, vale a pena experimentar.

2. Praticar snowboard, esqui (ou sku!)
créditos: PxHere

3. Visitar a Aldeia Natal de Cabeça

Entre 17 de Dezembro e 06 de janeiro de 2023, a pequena Aldeia de Montanha da Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser a Aldeia de Natal mais ecológica do país.

Nesta Festa, toda a decoração é feita pelas gentes da aldeia usando recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais como giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados.

Durante o evento as portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas é ao entardecer que a magia acontece com milhares de luzes led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça. A não perder!

Mais informação aqui.

Visitar a Aldeia Natal de Cabeça
Visitar a Aldeia Natal de Cabeça créditos: cabecaaldeianatal.pt

4. Brincar com os cães pastores da Serra da Estrela

As montanhas abrigam uma das raças de cães mais antigas da Península Ibérica. Hoje em dia, os pastores ainda os usam para ajudar a guardar as ovelhas. Assim, numa visita à Serra é muito provável encontrar pastores com o seu cão e o seu rebanho. Se gosta de cães aproveite a oportunidade para conhecer melhor esta raça única.

5. Comer um (ou mais!) queijos da Serra

O queijo da Serra da Estrela é deliciosamente rico e cremoso — sem dúvida um dos melhores queijos de Portugal!

Não deixe de parar num restaurante local para provar esta iguaria e trazer alguns para casa.

5. Comer um (ou mais!) queijos da Serra
créditos: Travellight

6. Passear pelas aldeias históricas

Existem muitas aldeias históricas fascinantes na Serra onde a combinação de património, beleza natural e cultura facilmente apaixona o visitante.

Belmonte e Linhares da Beira são apenas duas, mas há muitas mais para descobrir. Veja aqui!

7. Caminhar pela Serra

Há muitos lugares incríveis para ver na Serra da Estrela que só podem ser alcançados após uma boa caminhada. Espalhados pela montanha encontram-se muitos caminhos antigos que eram usados ​​pelos pastores locais e que hoje formam uma incrível rede de trilhos pedestres. Se o tempo o permitir, não deixe de fazer uma destas rotas:

* Rota do Poço do Inferno
* Rota do Glaciar
* Rota do Maciço Central
* Rota da Levada
* Rota das Faias
* Rota do Carvão
* Rota do Covão dos Conchos
* Rota do Vale de Rossim à Nave da Mestra

Mais informação aqui.

8. Fazer compras em Manteigas

Se quiser comprar algo especial, em Manteigas, há lojinhas onde pode encontrar cobertores, malas, lenços, artigos de decoração e casacos, todos feitos com um tipo de lã especial e único na região, chamado Burel.

Durante séculos, os pastores locais usaram capas ou casacos feitos de Burel — lã feita dos pêlos das ovelhas, que as mantinham secas e quentes. Uma tradição portuguesa que está de volta à moda!

Pode ler mais sobre Manteigas aqui.

9. Hospedar-se num hotel aconchegante da Serra

No inverno, a Serra da Estrela convida ao aconchego de uma lareira.

Há muitas opções de alojamento, adequadas a todos os tipos de orçamento, que podem servir como base perfeita para explorar as maravilhas da Serra.

Espreite aqui e aqui algumas sugestões.

9. Hospedar-se num hotel aconchegante da Serra
créditos: Travellight

10. Adquirir o Cartão Reflorestar

"Venha visitar, explorar e sentir”. Este é o convite que o Estrela Geopark faz a todos os que querem ajudar a gerar receitas para “apoiar e promover ações de reflorestação, estabilização dos solos e restauro de ecossistemas da serra”.

Com a aquisição do cartão, os titulares podem usufruir de diversos descontos na rede de parceiros, que inclui hotelaria, restauração e equipamentos culturais e serviços de animação

Veja aqui como adquirir o cartão, a Rede de Parceiros e os descontos associados.

Para inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana sigam a minha conta de Instagram

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.