A cultura balinesa rege-se por dois outros calendários. O calendário Saka é baseado no ciclo das luas e, mesmo sendo semelhante ao Gregoriano em que um ano consiste a 12 meses, cada mês tem 29-30 dias, sendo que cada mês é iniciado após a lua nova. Desta forma, a cada 30 meses é adicionado um mês para manter o calendário sincronizado com o ano solar.

Por outro lado, o calendário Pawukon tem um sistema completamente diferente e único, pois acredita-se que seja originário do ciclo de crescimento do arroz. Assim, um ano é composto por 6 meses de 35 dias, ou seja, 210 dias.

Estes calendários não são fáceis de compreender, mas a parte mais importante a reter é que, devido à sua diferença entre dias e ciclos, também o ano novo é celebrado a outra data e, leia bem, de acordo com o calendário Saka, Bali não se encontra em 2018, mas sim em 1940.

Curiosidades à parte, o nosso objetivo é mostrar-lhe que ainda (ou já) pode festejar o último e o primeiro dia do ano balinês. Estes são também marcados por um forte e original costume. O primeiro dia do ano é nominado como ‘’Nyepi Day’’ (Dia de silêncio) e é considerado como o dia de recomeço, onde se procura estar o mais próximo da Mãe Natureza.

Neste dia não é permitido sair de casa. Os balineses não trabalham, não viajam e não fazem qualquer tipo de barulho durante 24 horas. Está tudo fechado, inclusive o aeroporto, portanto ninguém sai e/ou entra na ilha. Também não é permitido acenderem-se quaisquer luzes neste dia e alguns optam mesmo por não falar ou até comer. Turistas visitantes não escapam às principais destas regras.

Tradições de ano novo em Bali
créditos: Unsplash/Hakan Nural

Mas de forma a começar este primeiro dia do ano balinês de forma 100% espiritual, livre de qualquer energia negativa, os locais começaram uma tradição em que na noite anterior fazem um desfile pelas ruas de Bali com uns ‘’bonecos gigantes’’. Estes ‘bonecos’, conhecidos como os ogoh-ogoh, são caracterizados como ‘diabos’ em todas as particularidades que essa figura é imaginada. No fim do desfile, estes bonecos são queimados, assim como todos os espíritos maus da ilha... Assim se acredita!

Tradições de ano novo em Bali
créditos: Unsplash/Wahyu Pratama

Toda esta tradição e cultura é algo maravilhoso de experienciar. Em 2019 a entrada do novo ano acontecerá dia 7 de Março, por isso está na altura de comprar os seus bilhetes.

Bom ano novo... português ou balinês!

Estas não são as únicas curiosidades de Bali que o/a vão deixar surpreendido. Se quer descobrir outras insólitas e engraçadas curiosidades sobre esta que é uma das ilhas mais famosas do mundo, recomendamos a leitura do nosso artigo "10 curiosidades sobre Bali que não sabe".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.