Foto: Lucija Ros @Unsplash

1. Tenda XXL

Quanto mais espaço a sua tenda tiver, melhor para colocar objetivos decorativos, etc. Sim, a decoração será fundamental para dar glamour ao seu espaço e inspiração não falta.

As bell tent são das tendas mais recomendadas para quem quer fazer glamping, por causa do espaço, qualidade e resistência e, por isso, exigem um maior investimento a nível financeiro. A vantagem é que é para a vida toda, provavelmente, não terá de voltar a compra outra tenda.

Assim, escolha a maior das tendas que tiver ou que o seu orçamento permita comprar. Uma tenda familiar, por exemplo, serve perfeitamente.

2. Iluminação

Depois de iluminar a sua tenda, vai ver que não precisa de muito mais para dormir num lugar cheio de glamour.  Se estiver num parque de campismo com eletricidade, aproveite e ilumine a tenda toda. Utilize cordões de luzes, as luzes de Natal que tem em casa, candeeiros, velas elétricas, enfim, inspire-se em outras tendas, use a imaginação e deixe que se faça luz. Caso não haja eletricidade, utilize lanternas e, ou, luzes ou candeeiros a pilhas ou com baterias recarregáveis.

3. Bandeiras decorativas

Não se assuste, não é para dar uma festa na sua tenda, mas sim para dar um toque glamping à mesma.  Afinal, tenda que é tenda glamourosa tem bandeiras. Pode, por exemplo, colocá-las junto à entrada.

4. Aconchego até aos pés

Coloque uma manta ou um tapete no chão da sua tenda. Vai ajudar a impor a regra de não usar sapatos dento da tenda e a fazê-lo sentir mais confortável e em casa. São pequenas coisas que depois farão a diferença.

5. Adeus saco-cama, olá colchão insuflável

É, por isso, que o espaço é importante. Assim, se a sua tenda permitir opte por um colchão insuflável. Lembre-se que que o glamping aposta no conforto e um colchão faz milagres.  Coloque uma capa de colchão ou edredão por cima. E, caso esteja frio, coloque um cobertor debaixo do colchão para um pouco de isolamento extra. Procure que a capa combine com o resto do espaço e coloque umas almofadas para dar um ar mais luxuoso.

6. Enfeite a sua mesa de campismo

Leve consigo uma toalha de mesa simples e bonita — para esconder imperfeições da mesa, por exemplo — ou um lenço velho. Pode colocar um jarro de flores em cima da mesa ou outro objeto decorativo a seu gosto. Deve apostar numa boa apresentação à hora da refeição, dará outro ânimo. Se tiver guardanapos de pano em casa, leve consigo. Opte por um cesto de piquenique para colocar enlatados e outros alimentos. Ficará mais bonito!

7. Crie uma zona chill-out

O glamping exige tempo para relaxar e descontrair junto à natureza e, por isso, convém ter uma área com estilo para tal.
O ideal será criar esta zona longe da área de refeições e "cozinha" ( o lugar onde estiver, por exemplo, o fogareiro).

8. Toldo

Um toldo portátil ou um abrigo que proteja do sol ou da chuva darão mais conforto e aconchego à zona chill-out. Se não tiver nenhum dos dois, não desanime. Experimente pendurar um lençol, pano africano ou um pareô (o que tiver disponível) para dar mais sombra e um espanta-espíritos, vai ajudar a criar uma atmosfera chill. Se tiver cadeiras, coloque

9. Cadeiras, mesa

Veja o que pode aproveitar de casa para a sua zona chill-out. Se tiver cadeiras de campismo e levar consigo, coloque por cima mantas, panos ou lençóis — sempre com bom gosto. Almofadas poderão ser um bom complemento. Uma mala de viagem antiga ou mais rígida poderá servir na perfeição para mesa. Puffs também são bem-vindos, mas não serão tão práticos para transportar. Dê largas à imaginação.

10. Luz ambiente para relaxar

Tal como no interior da tenda, a luz no exterior também ajudará a criar o efeito tcharan que procura. Dê asas à criatividade e inspire-se num tema para a área de relaxamento. Pode utilizar lanternas, velas em potes ou latas, enfim, invista em luzes quentes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.