Acampar é passar tempo de qualidade com os miúdos e com a natureza, é estarmos ali para eles, é puxar pela nossa imaginação e criatividade para brincadeiras diferentes, é suscitar neles alguns interesses que nos dias de hoje acho que ficam um pouco esquecidos na correria do dia-a-dia e no mundo das tecnologias! É contar estrelas e aprender sobre as constelações, é contar histórias para dormir a ouvir a chuva lá fora, é sentir o cheiro do campo logo pela manhã e contar borboletas enquanto tomamos o pequeno-almoço, é ser livre, é ser criança por inteiro, sem quatro paredes, é poder correr, sujar-se, sentir a natureza!
É do conhecimento de todos que o contacto com a natureza é benéfico, mas vou inúmerar alguns aspectos que acho de maior relevância e que sejam relacionados com crianças:
- Melhoria da concentração
- Melhoria da criatividade
- Aperfeiçoar o desempenho físico
- Fortalecer o sistema humanitário
- Regular a qualidade do sono
- Valorizar a natureza desde pequenos
- Desenvolver a confiança e responsabilidade
- E muuuuitos mais
Os receios mais comuns
Quando me dizem que têm receio em acampar com os miúdos, as preocupações prendem-se muito com questões de higiene e saúde. As crianças tanto adoecem em casa, como num hotel ou num parque de campismo.
No campismo até há menos probabilidade de adoecerem, uma vez que estão ao ar livre, não estão em ambientes fechados e para quem diz que o frio adoece, isso é um mito, o frio não causa doenças, uma criança devidamente vestida para o frio e chuva pode brincar livremente na rua sem qualquer problema.
Para o campismo, devemos levar, como em todas as viagens, medicação base para diarreia, febre, inflamações, os problemas mais comuns nos miúdos, e como vamos para o ar livre devemos também levar um repelente e uma pomada para colocar nas picadas, se for necessário.
Há parques de campismo com muito boas condições mesmo, mas se por algum acaso ficarem num em que não tenham essa sorte, podem sempre ficar atentos à hora de higienização dos mesmos e tentar ir logo a seguir. Devem levar chinelos para o banho, o vosso papel higiénico, se não houver, e umas toalhitas também ajudam muito para minimizar os problemas de higiene se não houver condições físicas para isso.
Em relação aos bebés podem usar banheiras insufláveis, que são muito práticas e podem dar o banho na tenda com calma e com tudo preparado para o deitar, colocar creme e vestir.
As nossas dicas
Os nossos filhos estão habituados desde muito cedo a acampar, mas sei que há muitas pessoas que têm algum receio de acampar com crianças, e por isso mesmo achei que dar-vos algumas dicas para que consigam usufruir desta actividade em pleno com os vossos filhos podia ajudar de alguma forma:
- Ir ao WC antes de ir dormir para evitar que seja necessário a meio da noite;
- Levar para dentro da tenda durante a noite umas bolachinhas e água, caso os miúdos acordem e tenham fome ou sede;
- Ter a lanterna sempre por perto a meio da noite se for necessário;
- Levar uma lona/passadeira para meter à porta da tenda para deixar sapatos e outras coisas que possam ficar na rua e assim ganhar espaço dentro da tenda;
- Levar calçado confortável para poder passear e brincar à vontade;
- Levar mudas de roupa suficientes para os miúdos se poderem sujar à vontade;
- Se forem crianças de fralda levar fraldas e toalhitas para dentro da tenda à noite para mudar se necessário;
- Se forem crianças que bebam biberon durante a noite podem aquecer o leite antes de dormir, colocar num termo e levar para dentro da tenda para na hora de dar não terem de sair e perder tempo a preparar
Tirem um fim de semana para experimentar e vão no verão que é mais fácil. Fiquem num parque de campismo perto da praia ou com piscina para terem diversão durante o dia com os miúdos. Não levem brinquedos (ou pelo menos não levem muitos), para os miúdos desenvolverem a criatividade e imaginação deles.
Vão e deixem-se surpreender pelos vossos filhos, eles vão certamente adorar!
Comentários