No entanto, vivi em Barcelona durante 5 anos e posso dizer que uma das maiores vantagens da cidade é a sua localização. Está muito perto de sítios tão variados como praias mediterrânicas, vilas costeiras, estâncias de ski, cidades medievais, montanhas com vistas incríveis ou até enormes parques naturais.

Por entre tantas opções, escolhi os 10 destinos para visitar perto de Barcelona que mais me impressionaram. Aproveita e conhece um pouco mais da região da Catalunha!

1. Girona

Girona
Girona

À porta dos Pirinéus e a menos de uma hora de Barcelona e da Costa Brava, Girona é uma cidade a não perder numa visita de um dia. Para além de influências árabes e romanas, a segunda cidade da região da Catalunha tem um dos bairros judeus mais bem preservados da Europa.

Para os fãs de Game of Thrones, há razões adicionais para visitar Girona. Algumas das cenas - nomeadamente em King’s Landing e em Braavos - foram gravadas aqui!

2. Montserrat

Montserrat
Montserrat

Um dos meus sítios favoritos para escapar da confusão de Barcelona. Imagina um mosteiro bem no alto de uma cordilheira de montanhas, com uma vista que se prolonga por dezenas de quilómetros. Este é um local sagrado na Catalunha e inspira muitos fiéis ou viajantes a vir aqui durante todo o ano.

Montserrat é um destino popular para fazer escalada e caminhadas, e fica a apenas 1h30 de Barcelona. De transporte público, a viagem é feita por comboio da estação da Plaça Espanya, seguida de um funicular ou um teleférico.

3. La Molina

La Molina
La Molina

Não há muitas cidades na Europa que permitam ir passar um dia à praia no Verão e à neve no Inverno. Para quem visita Barcelona nos meses mais frios e é fã de ski ou snowboard, La Molina, nos Pirinéus, é a escapadinha ideal para locais e visitantes.

A apenas 2h30 de comboio do centro de Barcelona, os bilhetes SkiTren para La Molina incluem transporte para a estância e um passe diário de ski.

4. Parque PortAventura

Parque PortAventura
Parque PortAventura

O maior parque temático de Espanha é um favorito dos miúdos… e de adultos também. PortAventura é na verdade um conjunto de 3 parques diferentes: o clássico (com muitas atracções em “mundos” como México e China), o Caribe (parque aquático com piscinas, escorregas e até rafting!) e a Ferrari Land (onde se pode encontrar a montanha-russa mais rápida da Europa).

A viagem até ao Parque PortAventura tem a duração de 1h30, de carro ou de comboio. Esta última opção permite comprar bilhetes combinados de transporte + entrada no parque a preços mais reduzidos.

5. Cadaqués

Cadaqués
Cadaqués

A Costa Brava compreende toda a região costeira do nordeste de Espanha, desde Blanes até à fronteira com França. Entre as zonas mais interessantes para visitar está Cadaqués.

A pequena vila costeira é um labirinto de pequenas ruas que serpenteiam por entre edifícios brancos que contrastam com o azul vibrante do mar. É uma longa viagem desde Barcelona de carro, mas que vale a pena por ser tão diferente de tudo o resto. Que o diga Salvador Dalí, que se inspirou em Cadaqués para muitos dos seu trabalhos.

6. Tossa de Mar

Tossa de Mar
Tossa de Mar

Outro destino a visitar na Costa Brava. Tossa de Mar não é dos sítios mais óbvios quando se pensa numa viagem a Barcelona, mas vale a pena passar um dia aqui, especialmente no Verão.

Esta pequena vila à beira mar já foi uma vila piscatória e hoje é conhecida pelo seu castelo do século XIV com vistas incríveis sobre o Mediterrâneo. As pequenas ruas medievais, os inúmeros restaurantes que servem fideuà de marisco e a praia com águas azul turquesa são outras das razões para visitar Tossa de Mar.

7. Besalú

Besalú
Besalú

Besalú cai na categoria de “pequena jóia escondida” da Catalunha. Já foi a capital de uma pequena cidade independente com o mesmo nome e hoje o seu centro histórico é uma autêntica viagem até tempos medievais. O ex-libris é a ponte fluvial que remonta ao século XII.

Podes combinar uma viagem até Besalú com Castelfollit de la Roca, uma pequena vila no topo de uma rocha basáltica com 50 metros de altura.

8. Sitges

Sitges
Sitges

A apenas 30 minutos de comboio a sul de Barcelona, Sitges é a escapadinha perfeita para fugir ao caos de Barcelona, ter um grande almoço ao sol numa terraza e, se o tempo colaborar, aproveitar para um mergulho no Mediterrâneo.

A praia principal da cidade é muito concorrida no Verão, mas as pequenas praias adjacentes - calas - prometem mais tranquilidade.

9. Collserola

Collserola
Collserola

Apesar de ser escapadinha geograficamente mais perto desta lista, Collserola é um grande contraste com a malha urbana de Barcelona. É uma serra e parque natural (o ponto mais alto é Tibidabo, bem visível do centro da cidade) com imensas oportunidades para fazer caminhadas, andar de bicicleta ou simplesmente aproveitar as vistas.

Para quem gosta de trilhos pedestres e natureza, experimenta andar desde Barcelona até à cidade de Sant Cugat - no lado oposto de Collserola - com uma paragem para almoço no fantástico restaurante tipicamente catalão Can Borrell.

10. Tarragona

Tarragona
Tarragona

Tarragona fica a apenas 1 hora de comboio de Barcelona e é um destino ideal para quem gosta de uma combinação de história e praia. Passear no centro da cidade é literalmente andar sobre séculos de história, com diversas ruínas romanas onde se destaca o incrível anfiteatro romano à beira-mar (património da UNESCO).

Além da componente histórica, vale a pena visitar Tarragona também pelas suas zonas balneares. Por entre as muitas baías e praias da Costa Dorada (como é conhecida a região), destaco as espetaculares Cala Fonda e Platja Larga.

É preciso alugar carro em Barcelona?

Para andar no centro de Barcelona, definitivamente não. Para ir para fora da cidade, um carro pode dar mais independência e liberdade, e até pode ser recomendável para locais mais remotos como a Costa Brava.

No entanto, para chegar à maior parte dos sítios desta lista não é de todo necessário. Os transportes públicos nesta região de Espanha funcionam muito bem e há imensas alternativas diárias de comboio (Renfe e Rodalíes) e autocarro (Moventis).

Se queres ainda mais dicas e sugestões de sítios para visitar em Barcelona, dá uma vista de olhos neste artigo (em inglês).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.