Apesar de todas as restrições, a Quinta do Portal não poderia deixar de assinalar e, para isso, criou um programa especial para a data, com alojamento na Casa das Pipas e jantar no restaurante da Quinta do Portal, harmonizado com os multipremiados vinhos do produtor duriense. O menu é composto por umas saudações do chef, com alheira e maçã, empada de vitela e azeitona preta, um robalo em calda de ameijoa à bulhão pato, um rabo de boi com aipo e legumes de época e, para sobremesa, banana e caramelo.

Depois do descanso, no dia seguinte o convite passa por visitar o armazém de vinhos desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, com uma sugestão de participar no engarrafamento e personalização de um rótulo de uma garrafa de vinho do Porto, eternizando a passagem pela quinta e a celebração da data. Tudo por apenas 120 euros por pessoa, sendo que acresce um suplemento de 25 euros por cada criança até aos 11 anos. O programa está disponível a partir do dia 19 de março, data em que se assinala o Dia do Pai, mas pode ser usufruído até final do mês de abril.

Quem quiser oferecer uma garrafa de vinho, a sugestão vai para o Portal Tinta Barroca 2016, que tem um custo de 18,90 euros. É um monovarietal de uma casta muito usada no vinho do Porto, mas que não tem sido muito trabalhada para vinhos de mesa. Como tantas vezes vem acontecendo, a Quinta do Portal desconstruiu esta ideia e criou um tinto capaz de quebrar com esse preconceito, muito frutado e intenso. Produzido com um lote selecionado da casta, e possante, tem um final de boca bem marcado e taninos redondos.