Primeiro Health Resort & Spa 5* da região centro

Com um investimento que ronda os 6,5 milhões de euros, abriu o Aqua Village, em Oliveira do Hospital, um complexo que integra SPA, três piscinas e um Centro de Interpretação de águas minerais termais. Destaque para as estruturas suspensas nas copas das árvores, adaptadas para massagens, e para as atividades de relaxamento e de leitura ou apenas de contemplação da paisagem circundante. Este hotel de luxo conta ainda com uma praia fluvial privativa, sala de cinema, sala de congressos, biblioteca e um restaurante de autor.

Avant-garde no Porto

O Torel Avantgarde é um hotel boutique de cinco estrelas, no Porto. A remodelação do edifício dos anos 40 foi pensada num conceito onde a arte não é apenas um complemento, mas sim o foco das atenções. O resultado é um espaço repleto de momentos para apreciar. Cada um dos quartos é único e os nomes são uma homenagem a vários artistas famosos da avant-garde na arte, na literatura e na ciência. Vamos encontrar os nomes de Francis Bacon, Charles e Ray Eames, Amadeu Souza-Cardoso ou Ignazio Jacometti. O design e a decoração de cada sala refletem a personalidade e a visão específica do artista.

Artes inspiram em Amarante

Chamava-se Grande Hotel Silva, um verdadeiro ícone hoteleiro na cidade de Amarante. Agora é o elegante Hostel Des Arts, cuja inspiração na história local lembra a elegância sóbria e uma ligação feliz entre a tradição, a natureza e o convívio mais informal entre os hóspedes. Cada quarto tem o nome de um pintor ou escritor e conta um pouco da sua história. O jardim foi desenhado com base num famoso quadro de Amadeo de Souza-Cardoso, também natural de Amarante. A cozinha e a sala de jantar estão disponíveis para que os hóspedes possam preparar as suas próprias refeições se assim quiserem.

Hostel Des Arts
Hostel Des Arts créditos: DR

No alto do Bairro

No palácio que um dia pertenceu aos Condes de Lumiares no Bairro Alto, em Lisboa, surgiu o boutique hotel de cinco estrelas The Lumiares. São 53 quartos com cozinha (em opções que vão de aconchegantes estúdios até apartamentos com dois quartos na penthouse), um spa, um ginásio e uma vista para o topo do elevador da Gloria, mesmo ao lado do Miradouro de São Pedro de Alcântara. Pode dizer-se que a cereja aparece mesmo no final: pelas mãos de Miguel Castro e Silva passam os pratos do restaurante Lumni, para apreciar a partir do rooftop do hotel: bacalhau cozinhado a baixa temperatura com migas de hortelã ou arroz de robalo, por exemplo. Se preferir refeições mais ligeiras, sem perder o toque mágico do chef, há o Mercado Café com opções de saladas e tortilhas.

Pura qualidade com estilo e com história

No centro do país há uma opção para quem gosta de novidades sem esquecer a tradição: trata-se do Puralã - Wool Valley Hotel & SPA. Os lanifícios, os fios e as lãs, servem de inspiração ao conceito e estão um pouco por todo lado neste hotel moderno. No restaurante, a carta apresenta produtos biológicos, queijos, enchidos e vinhos premiados entre os quais muitos DOC da Beira Interior. Para organizar passeios, estão sempre disponíveis no hotel quatro sugestões de roteiros: “Covilhã a Dois”, “Covilhã Selfie”, “Covilhã a Solo” e “Covilhã em Família”.

Puralã - Wool Valley Hotel & SPA
Puralã - Wool Valley Hotel & SPA créditos: DR

Tratar o corpo e a mente

O Mandalay Spa abriu no Hotel Dolce Campo Real Lisboa, em Torres Vedras. Trata-se do primeiro Mandalay SPA em Portugal com tratamentos baseados na medicina indiana Ayurveda e nas tradições tailandesas. Tudo começa com uma consulta durante a qual os terapeutas adaptam os tratamentos e produtos ao DOSHA predominante do cliente (tipologia indiana e caracterização da personalidade).

Em Coimbra, um património

É o primeiro hotel em Coimbra a nascer em pleno coração da magnífica Alta Universitária, classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade. O Sapientia Boutique Hotel nasceu da remodelação cuidada de três edifícios do século XIX e é o cruzamento de uma certa ousadia da arquitetura contemporânea com o respeito integral pelos traços do passado. Com uma vista fabulosa sobre o rio Mondego, o Sapientia Boutique Hotel, situa-se mesmo ao lado dos principais edifícios da Universidade de Coimbra — uma das mais antigas do mundo — a poucos metros da imponente Biblioteca Joanina, da Torre da Universidade, da Sé Velha, do Museu Machado de Castro ou do Jardim Botânico. O hotel integra 22 unidades de alojamento de diferentes tipos — seis quartos e 16 apartamentos —, a Tasca das Tias Camellas, um Pátio Português e o rooftop ‘A ver as estrelas’, um amplo terraço que domina a Universidade e toda a cidade, a 360 graus, com destaque para a vista soberba sobre o rio que atravessa Coimbra. Com um conceito books and wine, a cada um dos quartos e apartamentos foi atribuído o nome de um escritor com ligação a Coimbra, à sua Universidade e às tertúlias literárias. Poetas e romancistas, dos clássicos aos pós-modernos, algumas das principais figuras das letras portuguesas são agora uma referência no Sapientia Boutique Hotel.

Casas com juízo na Guarda

Juízo é uma aldeia beirã, vestida de granito amarelo e que, segundo a lenda, foi propriedade de um juiz. Lugar onde o azeite, o vinho e a amêndoa são estrelas e brilham ao lado do queijo, do requeijão e do pão. É aqui que se situam as Casas do Juízo, um empreendimento turístico, inserido em meio rural, em Pinhel, Guarda. Com capacidade para 30 pessoas, este turismo de aldeia é constituído por oito casas independentes - T0 a T4 - inseridas em dois condomínios fechados localizados no centro da aldeia. A aldeia do Juízo conta ainda com um pequeno espaço museológico, com vestígios e achados arqueológicos que nos transportam para o tempo dos romanos.

Casas do Juízo
Casas do Juízo créditos: DR

Histórias em Lisboa

O grupo My Story Hotels, inaugurou mais um capítulo, o My Story Hotel Tejo, na baixa lisboeta. Mantendo o conceito de conforto atual e elegância retro, o grupo continua a recuperar edifícios antigos e a transformá-los em lugares contemporâneos para turismo, sem esquecer a história que as paredes contam, que os painéis de azulejos testemunharam, que as fachadas datadas teimam em mostrar. Estão previstas mais duas aberturas com 120 quartos: O My Story Hotel Rua Augusta e o My Story Hotel Praça da Figueira.

Treinar e ver o mar

Um refúgio zen no Estoril com um ringue de Muay Thai é o projeto hoteleiro de Nuno Neves, penta campeão mundial e professor da ancestral arte marcial: o Lucky’s Guest House. Situado a 5 minutos a pé da Praia da Poça, mesmo ao lado de Cascais, a zona lounge convida a uma massagem seguida de um mergulho na piscina. Os quartos estão distribuídos entre o edifício principal e dois bungalows, o Cacau e o Pink, para uma estadia mais privada. A cozinha dá grande atenção às refeições saudáveis e aos domingos há um brunch, entre as 11h e as 16h.

Artigo publicado originalmente na revista Food and Travel Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.