Portugal é bem conhecido pelas suas belas praias e mar. Mas existe todo um outro lado de parques naturais e paisagens deslumbrantes.
No nosso território existem parques naturais espetaculares, que devem ser visitados por todos os amantes de natureza e viajantes aventureiros, pelo menos uma vez na vida. Se viver numa cidade ou se sentir falta do ar fresco e da tranquilidade dos espaços verdes, esta lista não o desiludirá.
Utilizando dados do Google, a Holidu (motor de pesquisa de casa para férias) elaborou um ranking dos dez principais parques naturais de Portugal.
Prepare-se para começar a planear a sua próxima viagem a um destes locais espetaculares:
1. Parque Natural da Arrábida | Pontuação: 10
Em primeiro lugar o parque natural da Arrábida. As praias, as falésias rochosas, as montanhas baixas, a vegetação luxuriante são algumas das características naturais do Parque Natural.
2. Parque Nacional da Peneda Gerês | Pontuação: 5.38
Em segundo lugar, situado no Norte, o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este parque, o único parque nacional de Portugal, foi criado para preservar e proteger a vida selvagem e as paisagens únicas. A Serra do Gerês é inóspita e fascinante de explorar.
Os trilhos serpenteiam o seu caminho para o ambiente perfeito do parque e em torno deste existe uma infinidade de locais interessantes que vão desde florestas até às formações rochosas únicas.
3. Parque Natural da Serra da Estrela | Pontuação: 4.18
É constituído pela maior montanha de Portugal continental. Este parque alberga o pico mais alto do território continental, com cerca de 2000 metros de altura e está rodeado por belos vales e por uma abundante variedade de flora e fauna.
Os lagos e florestas aqui espalhados pelas montanhas e os caminhos florestais isolados que levam a águas cristalinas tornam a visita a este lugar uma experiência mágica.
4. Parque Natural do Alvão| Pontuação: 4.18
Em quarto lugar, situado nos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real, encontramos o Parque Natural do Alvão sendo uma área protegida e fundada em 1983. O parque é constituído por dois ecossistemas diferentes, a Zona Alta e a Zona do Basal.
A Zona Alta é uma zona montanhosa com formações graníticas e falésias rochosas. Esta zona é popular entre os caminhantes e os amantes da aventura. A divisão é demarcada pela queda de água das Fisgas do Ermelo. O rio Olo que atravessa o parque é ladeado por leitos de rios rochosos e florestas.
5. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | Pontuação: 4.03
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina fica a meio da tabela. As intermináveis praias e as deslumbrantes falésias tirar-lhe-ão o fôlego.
6. Parque Natural do Douro Internacional | Pontuação: 3.65
O Parque Natural do Douro Internacional encontra-se em sexto lugar. Estende-se pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. Está situado ao longo do rio que marca a fronteira de Portugal e Espanha.
O rio serpenteia através das altas falésias rochosas, criando uma visão hipnotizante. O contraste é mesmo embelezado pela vegetação verde de ambos os lados do rio que cobre as superfícies rochosas das falésias.
7. Parque Natural Sintra-Cascais | Pontuação: 3.65
O Parque Nacional Sintra-Cascais é um dos destinos turísticos mais populares em Portugal, espalhado por uma área de 145 quilómetros quadrados. Este parque contém uma série de atrações que cativam qualquer visitante. O parque é conhecido principalmente pelos seus locais históricos que o podem deixar surpreendido.
Algumas das atrações turísticas obrigatórias são o Castelo dos Mouros que remonta ao século VIII e o Palácio da Pena que se ergue acima das árvores que o rodeiam e que se situa no topo da colina.
8. Parque Natural do Tejo Internacional | Pontuação: 3.33
Ainda uma das paisagens mais selvagens de Portugal, este parque natural de 264 quilómetros quadrados sombreia o Rio Tejo e as bacias hidrográficas de três dos seus afluentes. Embora não seja esteticamente notável, abriga algumas das espécies de aves mais raras do país, incluindo cegonhas negras, águias de Bonelli, águias reais, abutres egípcios e abutres grifos.
Os condutores podem apreciar a beleza natural do parque seguindo a estrada não numerada entre Monforte da Beira e Cegonhas (sudeste de Castelo Branco), que passa por uma bela floresta de sobreiros de ambos os lados da Ribeira do Aravil.
9. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros | Pontuação: 2.78
Em nono lugar, o PNSAC (Parque natural das Serras de Aire e Candeeiros) é uma área protegida criada em 1979 e abrange uma área de cerca de 39 mil hectares espalhados pelos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós, Alcanena, Santarém, Torres Novas e Ourém.
Este parque é para quem gosta da natureza, com locais únicos em Portugal. À medida que o dia atravessa a noite, outro tipo de mistério revela-se. Da fenda de Candeeiros, olhando para Sul, pode-se facilmente ver o arco brilhante da Via Láctea.
10. Parque Natural de Montesinho | Pontuação: 2.78
Por último, o parque Natural de Montesinho é um ponto de biodiversidade. A paisagem aqui, juntamente com o facto de ser um dos maiores parques do país, torna-a um ponto de visita obrigatória.
As colinas e vales dão lugar a tranquilas lagoas e riachos que descem até às florestas cobertas de vegetação que certamente irão bloquear o seu caminho. Os trilhos sobem a montanha que dá nome ao parque e, do topo, pode desfrutar de vistas deslumbrantes sobre os arredores.
Comentários