Foi confirmado o cancelamento das festas de São João de Braga através de um vídeo publicado nas redes sociais. A decisão surge na sequência do Estado de Emergência Nacional, das recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (COVID-19) e em complemento às medidas já anunciadas no Plano de Contingência Municipal.

Para Firmino Marques, Presidente da Associação de Festas de São João de Braga, a difícil e histórica decisão era inevitável dada a evolução repentina da pandemia. "Com as nossas responsabilidades, enquanto organizadores de uma festa dedicada a São João e vivida intensamente pelo povo, nunca poderíamos pôr em causa a salvaguarda da saúde de cada bracarense e visitante, daí que esta, apesar de difícil, ter sido uma decisão ponderada e recomendada pela situação imprevisível que vivemos atualmente", adianta.

Ainda que as festas de São João de Braga tenham sido canceladas, a organização está a preparar um conjunto de iniciativas que permita à população celebrar, em segurança, a maior festa popular de Portugal. "Apesar desta adversidade, tudo faremos para no dia 24 de junho assinalar, da forma mais adequada, o dia de São João", conclui Firmino Marques.

A pensar já na edição de 2021, o responsável pela organização das festas municipais garante que "as festas regressarão e serão vividas como habitualmente, de forma intensa e participada por todos os bracarenses e pelas centenas de milhares de pessoas que demandam até Braga na altura em que celebramos o santo mais popular entre todos os santos".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.