História e fundação

O Viveiro de Trutas do Marão foi criado em 1949, em terrenos onde anteriormente existia um viveiro de plantas para a florestação da serra desde 1916.

O viveiro tem como função principal a reprodução de trutas em cativeiro, que depois são libertadas nos rios locais para repovoamento.

Em 1985, uma grande parte da população de trutas morreu devido à contaminação da água por cinzas de um incêndio na serra.

Desde o início do século XXI, as trutas passaram a ser alimentadas com ração específica para cada fase de desenvolvimento, em vez de restos de carne.

O viveiro recebe visitas de estudo de alunos de todos os níveis de ensino e é um dos principais pontos de interesse da região, promovendo a educação ambiental e a preservação dos ecossistemas locais.

Pontos de interesse próximos

Serra do Marão: Explore os trilhos e miradouros desta majestosa serra, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da região circundante.

Rio Marão: Aproveite para relaxar à beira do rio Marão, serpenteado pelas encostas da serra, oferecendo oportunidades para piqueniques, banhos refrescantes e pesca recreativa.

Aldeias tradicionais: Descubra as encantadoras aldeias tradicionais da região, explorando a arquitetura histórica, experimentando a gastronomia local e conhecendo os costumes e tradições da população.

PR6: Faça uma caminhada ao longo do PR6, um trilho de 14,5 quilómetros que atravessa paisagens deslumbrantes e proporciona uma experiência única de contacto com a natureza.

Este viveiro de trutas é um recanto mágico em plena serra do Marão
créditos: Pedro Sá

Como chegar

A partir de Amarante: Siga pela A4 em direção a Vila Real e assim que possível saia para a N15. Continue na N15 até encontrar as placas indicativas para o Viveiro de Trutas do Marão.

A partir de Vila Real: Siga pela IP4 até à saída 22 e entre na N304 em direção a Mondim de Basto/Porto/A4. Na rotunda, siga pela 3.ª saída para a N15 até encontrar as placas indicativas para o Viveiro de Trutas do Marão.

A partir de Baião: Siga pela EM580, EM578 e R. Soeiro Pereira Gomes/N304-3 em direção à N101 em Gestaçô. Após entrar na N101, continue por 8,5 km, virando à direita em direção à R. de São Mamede/EM577 e continue a seguir pela EM577. Por fim, vire à esquerda em direção ao Estradão dos Viveiros.