Em Albergaria da Serra, durante a primavera, encontramos um espetáculo natural digno de ser apreciado e uma estrada de acesso ao miradouro que estimula os nossos batimentos cardíacos. Estamos no ponto da Serra da Freita onde o rio Caima se projecta a mais de 60 metros de altura, criando uma das mais altas e belas cascatas de Portugal.
Para um olhar mais atento, a partir do miradouro é possível observar as diferentes litologias que combinadas permitem a criação de local tão especial. De um lado os granitos, uma rocha mais dura e resistente à erosão das águas fluviais e do outro os micaxistos, uma rocha mais branda e macia que tornam a erosão fluvial mais eficaz. Tudo isto combinado com um complexo sistema de falhas que modela toda a Serra da Freita, cria a peculiaridade da Cascata da Frecha da Mizarela. A Natureza cria e nós apreciamos, agradecendo.
As pronunciadas montanhas em redor, apresentam escarpas revestidas de arvoredo por entre os arbustos selvagens pintados de amarelo primaveril. Rododendros, carvalhos e muitas outras espécies raras fazem parte da vegetação original desta encosta serrana.
A viagem da Patrícia e do João pelas serras da Arada, São Macário e da Freita continua no seu blog, Quilómetro infinito, onde encontram mais recomendações para explorar de moto esta região e o mapa do seu roteiro.
Comentários