Num passeio pela cidade, as casas coloridas e cobertas com azulejos chamam atenção, mas são os moliceiros o verdadeiro símbolo de Aveiro. Os barcos são pintados com cores vivas e decorados com desenhos caricatos.

Assim, a melhor forma de conhecer Aveiro é pela água, num passeio de moliceiro. Estes barcos que fazem lembrar as gôndolas eram, no passado, utilizados para apanhar algas do mar (moliço), mas hoje são atrações turísticas que ajudam na alcunha de “Veneza portuguesa”.

Durante a visita, vai passar pela ponte Laços de Amizade, também conhecida como ponte dos laços ou ponte dos amantes por estar repleta de laços amarrados como um sinal de amor e amizade.

Vale a pena visitar a estação de comboios do início do século XX e apreciar os painéis de azulejos que contam cenas da vida quotidiana da cidade.

Pare para tirar uma foto do famoso sinal “I love Aveiro”, localizado a alguns minutos do centro histórico.

Para terminar o passeio em beleza, é obrigatório ir até uma pastelaria para provar ovos moles e tripas.

Depois da cidade, parta para as praias

Vale muito a pena visitar as praias circundantes, as quais chegamos depois de cerca de 10 minutos a conduzir.

Comece pela praia da cidade com vista para o farol – a Praia da Barra. Seguindo para sul, com vista para a Ria de Aveiro, chegamos à Praia da Costa Nova e à Praia da Vagueira.

Costa Nova é famosa pelas casas coloridas às riscas e pelas praias com longos areais. As casas eram antes utilizadas por pescadores, mas agora é possível alugar uma para viver. Sem dúvidas, este é um dos lugares mais bonitos de Portugal.

Por último, fique a conhecer a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, situada no extremo da península que se estende entre Ovar e a povoação de São Jacinto. Vai poder observar magníficas dunas, florestas, praias e muitas espécies de plantas e animais, principalmente de pássaros.