Depois de em 2020 os portugueses redescobrirem Portugal nas férias de verão, é provável que voltem a fazê-lo este ano, como forma de prevenção devido à pandemia provocada pela covid-19. Contudo, as saudades de entrar num aeroporto e num avião fazem dos arquipélagos da Madeira e Açores os destinos de eleição para 2021.

Melhor do que palavras, só as imagens da nossa fotogaleria.

O arquipélago dos Açores tem nove ilhas, de origem vulcânica, o que as torna parecidas e, no entanto, com personalidades tão distintas. São Miguel, a maior das ilhas, deslumbra com as suas lagoas e uma gastronomia peculiar, o cozido das furnas, cozinhado com o calor do interior da terra. A par com Santa Maria, de belas praias, formam o grupo Oriental. No grupo Ocidental, temos a ilha das Flores e ilha do Corvo. Uma encanta-nos com as suas cascatas naturais, a segunda é a mais pequena das nove ilhas, com apenas 17 Km2, mas uma das mais ricas em fauna.

As restantes ilhas, Pico, Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa, integram o Grupo Central, e por aqui circulam baleias e golfinhos, desfilando acrobacias, para deleite dos turistas. No Pico encontrámos a montanha mais alta de Portugal, com 2351 metros de altitude, onde, tal como na Graciosa, se produz excelente vinho, sendo os seus vinhedos um dos cenários mais característicos destas ilhas. A Terceira atrai com um riquíssimo património cultural, com o centro histórico de Angra do Heroísmo classificado como Património Mundial da UNESCO, e a ilha de São Jorge impõe-se com as suas majestosas falésias. A ilha do Faial, com o seu solo escuro faz lembrar, uma paisagem de outro planeta.

O arquipélago da Madeira encontra-se situado no Oceano Atlântico, distância que, traduzida em minutos, representa 90 minutos de voo a partir da cidade de Lisboa. Encontra-se entre 30° e 33° de latitude norte, quase à mesma latitude de Casablanca, a 978 km a sudoeste de Lisboa, cerca de 700 km a oeste da costa africana, e 450 km a norte das Ilhas Canárias.

Este arquipélago é formado pela Ilha da Madeira com uma área de 740,7 km², pelo Porto Santo com 42,5 km², pelas Ilhas Desertas com um total de 14,2 km², no conjunto das suas 3 ilhas desabitadas e ainda pelas Ilhas Selvagens cujo conjunto de 3 ilhas e dezasseis ilhéus desabitados detêm uma área de 3,6 km². Das oito ilhas, apenas as duas maiores (Madeira e Porto Santo) são habitadas, tendo, como principais acessos, o Aeroporto da Madeira no Funchal e o Aeroporto do Porto Santo.

Informações Covid-19

Os passageiros com voo marcado para a Região Autónoma da Madeira, com origem em Portugal Continental poderão efetuar o teste PCR COVID 19 gratuitamente em laboratórios com protocolo com o Governo regional da Madeira. Consulte a lista de laboratórios aqui.

No caso de realizar uma viagem Continente/Madeira para os Açores, também necessita de realizar um teste de despiste pela metodologia RT-PCR até 72 horas antes da viagem num dos laboratórios convencionados com o Governo Regional. Só com um resultado negativo poderá viajar.

Todos os testes realizados no âmbito de deslocações para os Açores num dos laboratórios convencionados são pagos pelo Governo Regional dos Açores. Depois de marcar o seu teste, deve comparecer no laboratório à hora e dia indicado, seguindo as informações dadas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.