Um exemplar da espécie felina foi detetado empoleirado numa árvore no perímetro da Base Aérea Nº11, em Beja, e o recente incidente mereceu destaque no Instagram da Força Aérea, onde a legenda fala numa "visita rara e muito especial" aos militares e civis que ali trabalham.

O animal foi avistado durante uma ronda de segurança efetuada por militares da base, que levou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas a ser chamado ao local para lidar com a ocorrência, de acordo com a publicação.

Segundo a Liga para a Proteção da Natureza, o lince-ibérico é o único grande mamífero carnívoro que ainda pode ser encontrado em estado selvagem na Península Ibérica e o mais ameaçado da Europa. Um esforço de conservação iniciado nas últimas duas décadas fez com que a sua população passasse dos 52 indivíduos para 1000 exemplares adultos em liberdade, 200 dos quais em Portugal.

A distribuição no nosso país ocorre sobretudo num território compreendido entre o Alentejo e o Algarve, de Serpa a Tavira. Os militares, pelo menos, esperam voltar a cruzar-se com a espécie. "O felino continua em liberdade e é esperado que volte a ser avistado no perímetro da BA11", diz a Força Áerea no Instagram.