Com tantos neobanks, carteiras digitais e aplicações que facilitam mais do que nunca o pagamento sem dinheiro físico, é claro que um futuro sem dinheiro é uma realidade para muitos. De facto, cada vez mais pessoas à volta do mundo não pagam com dinheiro quando vão às compras.

Alguns países, como o Japão, estão a fazer grandes mudanças para criar uma sociedade sem dinheiro, enquanto noutros, o dinheiro continua a ser rei. Presumindo que alguém tem acesso a ambos e pode escolher entre eles, há muitos fatores que podem influenciar o método de pagamento preferido de alguém.

Por exemplo, pode gostar que o numerário esteja prontamente disponível nas caixas automáticas, e a contabilidade física pode ajudá-lo a orçamentar melhor. Mas as aplicações bancárias e as carteiras digitais permitem-lhe organizar os seus rendimentos e despesas com apenas um toque, além de fazer transacções rápidas e eficientes.

Ambos os lados têm bons argumentos, e cada um tem a sua preferência individual - mas gostem ou não, as transacções sem dinheiro estão a aumentar em todo o mundo. Mas qual é a posição dos países sobre esta questão atualmente? A Merchant Machine virou-se para o Twitter para descobrir se as pessoas são mais a favor ou contra uma sociedade sem dinheiro.

A maioria (54) dos países é a favor de uma sociedade sem dinheiro, sendo o Vietname o país que mais deseja uma sociedade onde o dinheiro físico não existe. A França, a Itália e o Reino Unido estão entre os países que mais rejeitam a ideia de uma sociedade sem dinheiro. Portugal assume-se como um país a favor da sociedade sem dinheiro.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.