Estávamos, como já dissemos, em Bali e muito curiosos com o vulcão Agung. Queríamos vê-lo mais de perto! Isso fez com que fossemos passar uma noite ao lado Este da ilha, a uma vila no sopé daquele monstro que surge imponente com os seus 3142 metros de altitude e que fazem dele o ponto mais alto de Bali. Foi a primeira vez que vimos um vulcão e tivemos a sorte de o ver em atividade!

Decidimos ao chegar que queríamos ver o encontro entre os primeiros raios de sol do dia seguinte e o vulcão Agung. Levantamo-nos da cama bem cedo e, na verdade, quase que desistíamos (estava um frio de rachar!). Não fosse o compromisso assumido com um outro viajante para ir ver o amanhecer e esta memória nunca tinha existido… e não tínhamos esta história para contar.

Monte Agung
Com 3142 metros de altitude o monte Agung é o ponto mais alto de Bali créditos: Mais pra Lá

Então enchemo-nos de coragem e largamos os lençóis a muito custo por volta das 5h da manhã. Comemos qualquer coisa e bebemos um chá quente para dar uma motivação extra, que era bem preciso, antes de subir a colina mais próxima com a altura suficiente para presenciar o esperado momento… sem saber que seria ainda mais épico do que esperávamos!

Contávamos já com as belas cores da manhã. O que não contávamos era que o Agung, que aparecia entre uma almofada de nuvens, fosse generoso ao ponto de nos presentear e dar-nos a possibilidade de testemunhar a sua atividade com várias pequenas erupções. Completamente assoberbados por tal visão inesperada, ficamos ainda um bom bocado a observar aquela vista maravilhosa e a apanhar os primeiros raios de sol que nos iam aquecendo.

Agung
A primeira pequena erupção do Agung na nossa presença créditos: Mais pra Lá

Mais tarde, o nosso amigo viajante, igualmente extasiado, revelou que também só não ficou na cama porque já tinha combinado connosco e agradecemo-nos mutuamente pelo feliz acaso. Não fosse ele e nós não estaríamos ali e, não fossemos nós, ele estaria ainda no quentinho dos edredons. Ainda bem que nos encontrámos!

A última grande erupção deste vulcão foi no ano de 1963. Mas desde 2017 tem aumentado de forma acentuada a atividade sísmica em redor do Agung. Ao ponto de, em certas alturas, terem sido já evacuadas algumas das zonas circundantes.

Foi assustador e ao mesmo tempo magnífico presenciar este fenómeno. Estas formações geológicas fazem parte do imaginário de cada miúdo e aquele momento tornou-nos, sem dúvida, crianças por alguns instantes. A paisagem que perfez esta experiência faz-se de imagens que não vamos querer nunca esquecer!

Vista sobre Agung ao amanhecer
Vista sobre Agung ao amanhecer créditos: Mais pra Lá

Se quiseres saber mais sobre as nossas viagens podes encontrar as nossas histórias aqui e não deixes de seguir as nossas aventuras no Facebook ou Instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.