De modo geral, as maiores montanhas do mundo costumam ser definidas pela sua altitude em relação ao nível do mar. As principais ficam no continente asiático, mais especificamente na cordilheira do Himalaia.

Monte Everest - Nepal/China

Localizado na subcordilheira de Mahalangur Himal, no Himalaia, entre o Nepal e a China, o Everest (na imagem acima) tem 8848 metros de altura. Foi escalado pela primeira vez no dia 29 de maio de 1953. Desde então, mais de três mil pessoas chegaram ao seu cume. Há duas rotas para subir o Evereste: uma pelo sul, do lado do Nepal, e uma pelo norte, no Tibete. A escalada apresenta diversos perigos, como ventos fortes e avalanches, que já fizeram centenas de vítimas.

K2 - Paquistão/China

O K2 fica entre a China e o Paquistão e é a segunda maior montanha do mundo. Apesar de ser mais baixa do que o Everest, com 8614 metros de altura, é considerada a mais perigosa. Além das avalanches, o tempo muda sempre, com nevões, neblina e ventos de até 100 quilómetros por hora. Por cada quatro pessoas que conseguem chegar ao topo, uma acaba por morrer no caminho. O topo do K2 foi alcançado pela primeira vez em 1954 por alpinistas italianos.

K2 - Paquistão/China
K2 - Paquistão/China K2 créditos: DR

Kangchenjunga - Nepal/China

Ao sul do Everest, fazendo parte da fronteira Índia-Nepal, está a terceira montanha mais alta do mundo, o Kangchenjunga. Aliás, já foi considerada a maior montanha do mundo durante décadas até 1852, quando anunciaram que o Everest era, de facto, maior. Com 8586 metros, o Kangchenjunga pode não ser o pico mais alto mundo, mas é um dos mais difíceis de subir. Por esse motivo, a montanha chegou a ter uma taxa de mortalidade de até 22% devido a fortes avalanches e condições precárias. Os primeiros alpinistas do Kangchenjunga pararam mesmo antes do cume e mantiveram a promessa aos governantes Chogyal locais de que o pico da montanha permaneceria intocado.

Lhotse - Nepal/China

Claro, espera-se que as montanhas vizinhas do Everest correspondam ao seu poder, e Lhotse faz jus à reputação. Até faz parte do maciço do Everest, ligando-se à famosa montanha pela passagem sul. Os seus 8516 metros colocam-na a apenas 300 metros do Everest, e o cume do Lhotse pode ser combinado com uma escalada do Everest. Com efeito, os três picos vizinhos Everest, Lhotse e Nuptse são conhecidos como a “Tríplice Coroa”, uma das maiores conquistas do montanhismo.

Makalu - Nepal/China

Também localizada entre o Nepal e a China, a montanha Makalu tem 8463 metros de altura. Até hoje, tem sido pouco explorada – cerca de 250 pessoas chegaram ao cume desde 1955. Pelo menos dois portugueses já conseguiram chegar ao cume desta montanha.

Makalu
Makalu Makalu créditos: DR

Cho Oyo - Nepal/China

A sexta maior montanha do mundo está na Cordilheira do Himalaia e possui 8188 metros de altitude. Localizado a apenas 20 km a oeste do Monte Everest, o monte Cho Oyo foi escalado pela primeira vez em 1954.

Dhaulagiri - Nepal

Como Kangchenjunga, pensava-se que Dhaulagiri era a maior montanha do mundo. Desse modo, no início do século XIX, Dhaulagiri ocupou o primeiro lugar no livro dos recordes, talvez porque o seu maciço se estende 120 quilómetros pelo Nepal. No entanto, agora é oficialmente conhecida como a sétima montanha mais alta, com 8167 metros. Dhaulagiri é, porém, a montanha mais alta localizada inteiramente no Nepal. Dentro do conjunto das montanhas com mais de 8 mil metros, é das menos populares devido à sua localização, que é mais remota do que as outras, mas o seu topo não é menos recompensador. Os seus longos cumes oferecem muitas abordagens de dificuldade variável.

Manaslu - Nepal

O oitavo lugar da lista vai para a montanha Manaslu, no Nepal. O Manaslu, com os seus 8156 metros de altitude, é considerado pelos alpinistas como uma das montanhas acima dos oito mil mais “fáceis” de serem escaladas, já que as avalanches não são muito frequentes por lá.

Manaslu
Manaslu Manaslu créditos: DR

Nanga Parbat - Paquistão

A montanha Nanga Parbat é a nona maior montanha do mundo com 8125 metros de altitude. Localizada na região da Caxemira, no Paquistão, o Nanga Parbat é conhecido como montanha assassina, isto porque a taxa de mortalidade de alpinistas que tentam escalá-la é alta. Ao todo, 68 pessoas já morreram ao tentar explorá-la.

Annapurna - Nepal

Em décimo lugar está a montanha Annapurna, localizada no Nepal. Com 8091 metros de altitude, esta montanha possui ainda outros cinco picos secundários, mas todos com mais de 7 mil metros de altitude. Esta foi a primeira montanha com mais de 8 mil metros de altitude a ser escalada, em 1970. Infelizmente, um dos alpinistas da expedição acabou por morrer na descida do cume após uma avalanche. O Annapurna está entre as montanhas mais perigosas do mundo para os alpinistas.

Annapurna
Annapurna Annapurna créditos: DR

Fonte: Civitatis