São muitos os fatores que determinam a esperança de vida nas diferentes regiões do mundo. Na Barbagia, na Sardenha (Itália), existe a maior concentração de homens centenários. Em Icária, na Grécia, encontramos uma das taxas mais baixas de mortalidade na meia-idade e os menores índices de demência. A península de Nicoya, na Costa Rica, possui a taxa de mortalidade mais baixa do mundo e a segunda maior concentração de homens com 100 anos ou mais.

O grupo religioso Adventistas do Sétimo Dia em Loma Linda, Califórnia, vive até dez anos mais do que a média dos norte-americanos. Em Okinawa, Japão, as mulheres com mais de 70 anos constituem a maior população deste grupo etário no mundo.

Nestes locais, atingir os 100 anos não é raro. Na Sardenha e em Okinawa, ultrapassar os 80 anos é comum. Contudo, na Grécia, Costa Rica e Estados Unidos, isto é menos frequente. Desta forma, pode-se afirmar que estas regiões são exceções dentro dos próprios países e não refletem necessariamente a esperança de vida média da nação.

Na fotogaleria abaixo está o grupo de países com maior esperança de vida no mundo, segundo dados do The World Bank. Portugal não figura entre os 15 primeiros, mas revelamos a sua posição como bónus.