A República das Maurícias é constituída por cinco ilhas. Na ilha principal, homónima do país, situa-se a capital Port Louis, bem como as principais atrações e infraestruturas hoteleiras. Há diversas áreas a conhecer nesta ilha.

Na costa noroeste, Trou-aux-Biches e Grand Baie são bastante conhecidas pelas praias de areia branca e por se situarem próximas da capital. Alguns dos principais resorts situam-se na costa este, em Belle Mare, perto da Iles Aux Cerfs, uma pequena ilha famosa pelas suas praias. A península de Le Morne na costa sudoeste deslumbra pela beleza das praias de areias brancas e águas transparentes, pela natureza selvagem do Parque Natural Black River Gorges e pela riqueza histórica e cultural da região.

Recomendo dedicar pelo menos uma semana a conhecer a ilha e aproveitar tudo aquilo que tem para oferecer, desde as praias paradisíacas aos parques naturais e às cidades e vilas. Há várias opções para se deslocarem nas Maurícias, desde o aluguer de um carro a tours em grupo ou privados.

Partilho alguns dos destaques deste destino paradisíaco para que tenham uma experiência inesquecível nas Maurícias.

Mergulhar nas águas transparentes do Índico

As praias banhadas pelo oceano Índico são o principal cartão de visita das Maurícias e a razão pela qual a maior parte dos visitantes escolhe este destino de férias. Imaginem praias tropicais com areias brancas, águas transparentes, palmeiras frondosas e pores do sol dramáticos. Esta é a realidade que vão encontrar nas Maurícias!

Há muitas praias para conhecer e o difícil será mesmo escolher quais visitar. Preferencialmente, se o tempo o permitir, todas! Grand Baie, Trou aux Biches e Mont Choisy no norte; Belle Mare e Ile aux Cerfs na costa este; Le Morne e Flic en Flac no sudoeste estão consideradas entre as melhores.

Le Morne
créditos: The Travel in Pink

Explorar a península de Le Morne

A Península de Le Morne está situada na costa sudoeste e apresenta algumas das paisagens mais espetaculares da ilha. O icónico monte Le Morne Brabant, com 556 metros, ergue-se imponente na paisagem luxuriante, rodeado por uma lagoa de águas turquesa. A paisagem cultural do Le Morne é considerada Património Mundial da UNESCO, sendo um importante marco histórico que simboliza liberdade e esperança.

É possível explorar as impressionantes paisagens naturais do Le Morne Brabant e escalar até ao cume, uma caminhada de sete quilómetros que demora aproximadamente quatro horas e exige alguma resistência física. Apesar do relativo grau de dificuldade, a perspetiva que se tem do topo para a natureza envolvente é fantástica.

Outro ponto a não perder na Península de Le Morne é o Maconde Point, na estrada que leva a Baie du Cap. Vale a pena parar para admirar as vistas para o mar e para a costa.

Sobrevoar uma cascata subaquática

Na costa de Le Morne é possível encontrar um dos fenómenos naturais mais espetaculares do mundo, uma cascata subaquática.

Apenas visível de uma perspetiva aérea, na verdade, deve-se a uma ilusão ótica causada pelas areias e lama do fundo do oceano, empurradas pelas correntes subaquáticas para um planalto submarino. Mas vista de cima, parece uma gigantesca cascata submersa. Uma experiência inesquecível nas Maurícias é precisamente fazer um voo de helicóptero para sobrevoar a cascata.

Visitar a Terra das Sete Cores em Chamarel

Um dos mais sítios mais impressionantes nas Maurícias é a Terra das Sete Cores, localizada no Geoparque com o mesmo nome próximo de Chamarel, a cerca de meia hora de Le Morne.

As formações geológicas de origem vulcânica da Terra das Sete Cores são compostas por areia literalmente de sete cores diferentes (vermelho, violeta, castanho, verde, azul, púrpura e amarelo). Rodeadas pela selva, estas formações singulares parecem o resultado de uma pintura, mas na verdade devem-se à erosão e decomposição da lava da última erupção vulcânica, originando minerais com tons singulares.

Na zona existe também um parque com alguns exemplares de tartarugas gigantes originárias das Seychelles, que podem chegar a ter mais de um metro de comprimento e viver acima dos 150 anos.

Admirar cascatas deslumbrantes

Provavelmente a cascata mais conhecida do país está localizada em Chamarel, precisamente no Geoparque da Terra das Sete Cores. Ladeada pela selva densa, esta cascata precipita-se mais de 100 metros sobre uma paisagem de floresta tropical e de montanha. Não percam as vistas dos vários miradouros neste local.

Mas existem muitas outras cascatas que vale a pena conhecer nas Maurícias: Cascade 500 Pieds, Alexandra Falls e Tamarind Falls no Parque Nacional Black River Gorges; La Vallée des Couleurs Waterfalls no sul da ilha; ou Grand River South East Waterfall na zona este.

Visitar o Parque Natural Black River Gorges

O Parque Natural Black River Gorges é a mais extensa área florestal protegida das Maurícias e está situado na costa sudoeste da ilha, próximo de Le Morne.

É o local perfeito para ver espécies protegidas de animais e plantas, admirar várias cascatas como as Alexandra Falls ou as Tamarind Falls, ou caminhar pelos mais de 60 quilómetros de trilhos disponíveis.

No interior do parque natural está localizado o Piton de la Petite Rivière Noire que, com 828 metros de altura, é a montanha mais alta da ilha.

Fazer um passeio de barco a Ile Aux Cerfs

Sendo as Maurícias um destino insular, não faltam opções de atividades marítimas como mergulho ou passeios de barco em redor da ilha, desde cruzeiros de catamaran, a tours para nadar com golfinhos e passeios de barco ao pôr do sol.

Mas o tour mais conhecido será provavelmente a Ile Aux Cerfs. Na costa este, esta ilha pequena e pitoresca é famosa pela lagoa azul turquesa e pelas praias de areia branca praticamente intocadas.

Descobrir vulcões adormecidos

As Maurícias têm origem vulcânica, pelo que uma das principais atrações da ilha é Trou aux Cerfs, a cratera de um vulcão adormecido, que tem 300 metros de diâmetro e 100 metros de profundidade. Este vulcão terá tido uma única erupção vulcânica há mais de 700 mil anos. Vale a pena visitar Trou aux Cerfs, não apenas pela envolvente vegetação luxuriante, mas também pela oportunidade única de ver a cratera de um vulcão.

Percorrer a Capital das Maurícias, Port Louis

Fundada em 1753, Port Louis é a capital das Maurícias e o principal porto do país. É atualmente uma cidade interessante, que constitui o centro económico e administrativo, sendo também a cidade mais populosa do país.

Dediquem algum tempo a percorrer as ruas de Port Louis, ricas em edifícios de influência colonial e atrações que fazem parte da história da ilha como o Forte Adelaide, o Teatro Municipal, a Casa do Governador, o Mercado Central ou a Chinatown.

Ver nenúfares gigantes no Jardim Botânico Nacional

No norte da ilha, próximo de Port Louis, o Jardim Botânico Nacional é um dos locais mais visitados das Maurícias. Também conhecido como Sir Seewoosagur Botanic, foi fundado há mais de 300 anos como um jardim privado e só mais tarde abriu as portas ao público na qualidade de jardim botânico nacional.

Tem mais de 600 espécies de plantas, 85 variedades de palmeiras de diferentes partes do mundo, um vasto jardim de especiarias e um famoso lago com nenúfares gigantes.

Maurícias
Pôr-do-sol em Le Morne créditos: The Travel in Pink

Visitar templos

Apesar das Maurícias serem um destino maioritariamente famoso pelas praias e paisagens naturais, têm também uma quantidade considerável de templos e locais religiosos que se podem visitar. Um dos mais conhecidos é o templo hindu Ganga Talao, situado no lago com o mesmo nome na zona do Parque Natural Black River Gorges, que recebe milhares de devotos e de visitantes todos os anos.

Admirar alguns dos sunsets mais bonitos do mundo

Os apaixonados por pores do sol vão encontrar alguns dos mais bonitos do mundo na costa oeste das Maurícias, onde o céu se transforma numa tela de cores alaranjadas, refletindo-se nas águas cristalinas do Oceano Índico. Quem ficar na costa este será recompensado pelo espetáculo igualmente bonito do nascer do sol.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram.