O comércio eletrónico é enorme na China e os influenciadores digitais fazem fortunas a promover produtos de marcas de luxo e cosméticos.

Agora, a indústria de horticultura da China, avaliada em 25,1 mil milhões de dólares, está a entrar no negócio e os consumidores cada vez mais usam seus smartphones para comprar flores. O comércio online representa mais da metade das vendas do setor.

"Cinco buquês por apenas 39,8 yuanes (6,25 dólares) para quem pedir agora mesmo", diz a jovem de 23 anos, uma oferta que repete oito horas por dia. Os lucros, porém, são imprevisíveis.

Maior mercado asiático de flores transforma
Maior mercado asiático de flores transforma Influencer Cai Cai créditos: Jade GAO / AFP

"A venda de flores oscila nas temporadas altas e baixas, então os lucros de alguém que transmite em direto variam muito. O que posso dizer é que quanto mais você trabalha, mais sorte terá", explica enquanto os colegas colocam os buquês em caixas para serem enviados.

A demanda de flores cresceu na China depois que as condições de vida melhoraram. A província de Yunnan, no sul, é o epicentro do boom económico graças ao seu clima moderado todo o ano.

Mercado de flores na China
Mercado de flores na China créditos: Jade GAO / AFP

A capital provincial de Kunming tem o maior mercado de flores da Ásia e o segundo maior do mundo depois de Aalsmeer, na Holanda.

Todas as tardes há um leilão de rosas numa sala enorme, com mais de 600 compradores que obtêm a oferta do dia nos seus ecrãs.

Mercado de flores
Mercado de flores Influenciadora Bi Xixi créditos: Jade GAO / AFP

"Yunnan representa quase 80% da produção chinesa de flores e entre 70% e 80% das flores vendidas passam pela sala de leilões", informou o responsável de logística do mercado, Zhang Tao.

"Isso representa em média mais de quatro milhões de flores vendidas por dia. Para o Dia dos Namorados chinês, vendemos 9,3 milhões num dia", acrescentou.

As flores são enviadas em 48 horas para todo o país.

Mercado de flores
Mercado de flores Influenciadora Bi Xixi créditos: Jade GAO / AFP

Mais uma influenciadora, Bi Xixi, mostra flores e buquês para vender aos seus 60.000 seguidores online. Recebe uma comissão de 10% sobre o que vende e é otimista sobre o futuro do negócio.

"As pessoas apreciam cada vez mais os rituais. As flores dão uma sensação de felicidade e os jovens estão a começar a comprar flores", comentou.

Para o chefe de uma das maiores empresas do mercado, a Corporação de Flores Dounan, Qian Chongjun, o mercado está longe de ficar saturado.

"Muitas famílias adotaram o hábito de comprar flores toda semana, acredito que um dia isso será uma necessidade vital, como o ar e a água", estimou Qian.

Reportagem: Patrick Baert com Danni Zhu / AFP