De acordo com o relatório de viagem sustentável de 2019 da Booking.com, mais da metade (55%) dos viajantes globais relatam estar mais determinados em fazer escolhas de viagens sustentáveis do que há um ano. O que inclui desde a exploração de opções de acomodação mais ecológicas até ao uso de transportes públicos ou bicicleta, sempre que possível, além da procura de experiências mais autênticas que realmente beneficiem a comunidade local.

À medida que mais e mais pessoas se esforçam para ter um impacto positivo nos destinos e comunidades que visitam, a Booking.com compilou uma lista de experiências de viagem sustentáveis em todo o mundo.

Capacitando mulheres no Nepal

Das encostas imponentes do Monte Everest até às ruas movimentadas de Kathmandu, Nepal oferece uma abundância de tesouros naturais e culturais para os viajantes admirarem. Para conhecer verdadeiramente as paisagens e tradições únicas do país, explore as suas aldeias de montanha rurais com a ajuda de um dos guias locais da SASANE Sisterhood Trekking and Travel, uma das 10 startups participantes do programa Booking Booster de 2019.

Além dos vários passeios e excursões que a empresa oferece a zonas menos frequentadas do país, todos os guias são mulheres que sobreviveram ao tráfico humano. Não apenas desfruta de deliciosas refeições caseiras e aprende com os artesãos locais sobre a tradicional tecelagem ou fabrico de cestas, como também contribui para a eliminação de mais tráfico, violência baseada em género e casamento infantil nestas comunidades rurais.

SASANE Sisterhood Trekking and Travel
créditos: Booking.com

A Community Homestay Network é outra das plataformas do Nepal, focada principalmente em capacitar as mulheres através de estadias com base na comunidade, experiências culturalmente imersivas e passeios em zonas remotas.  Além de ficar com uma família numa acomodação tradicional, como a “Homestay Comunidade Panauti” (a apenas 30 km de Kathmandu), pode ainda aprender a cozinhar cozinha nepalesa com os seus anfitriões ou fazer um passeio de bicicleta ao pôr do sol.

Apoiar comunidades fora da Índia

Um vasto país com uma beleza natural impressionante, tradições antigas, cozinha deliciosa e diversificada e centenas de culturas únicas para descobrir, a Índia oferece aos seus viajantes um mundo por explorar.  Se gosta de um pouco de aventura e quer experimentar a vida em alguns dos países mais remotos e aldeias de montanha, inscreva-se num dos tours de impacto social liderados pela Global Himalayan Expedition.

Como parte de uma das caminhadas de vários dias da empresa, percorrerá algumas das paisagens mais acidentadas e imaculadas da Índia no seu caminho para ajudar a fornecer energia solar sustentável em aldeias dos Himalaias, por sua vez transformando vidas e ajudando a colocar estas comunidades no mapa para futuros viajantes descobrirem.

Global Himalayan Expedition
créditos: Booking.com

Com o acesso sustentável à eletricidade, estas aldeias podem receber com mais sucesso os viajantes, o que abre novas oportunidades e fontes alternativas de sustento a estas pessoas. Com vistas deslumbrantes sobre o Canyon do rio Zanskar e as montanhas circundantes, o The Hidden Heaven-Apple Orchids Homestay é uma dessas acomodações movidas a energia solar localizada numa antiga vila fora da rede elétrica. Além de desfrutar de refeições preparadas exclusivamente com produtos locais orgânicos, também pode aprender mais sobre os artesãos de cobre pelos quais a zona é famosa.

Outro dos programas alternativos, é ajudar a preservar a cultura e a herança únicas da Índia, apoiando comunidades rurais marginalizadas e vulneráveis, ligando-as com moradores locais através da plataforma NotOnMap. Com experiências artesanais que vão realmente ajudá-lo a experimentar a comida e a cultura locais da Índia rural, o NotOnMap oferece aos viajantes estadias tradicionais e autênticas, bem como experiências culturais e culinárias.

Preservar o património cultural no sudeste da Ásia

Famosa pelas praias deslumbrantes, habitantes amigáveis ​​e pratos deliciosos em toda a região, os países do Sudeste Asiático são eternos favoritos para viajantes do mundo inteiro.

Infelizmente, a desvantagem desta popularidade é que algumas das comunidades não beneficiam totalmente das oportunidades que o turismo lhes traz e com a ascensão de mais turismo de massa, muitas tradições culturais únicas estão a ameaçar cada vez mais o seu desaparecimento. Felizmente, há uma grande variedade de startups em toda a região dedicadas a capacitar pessoas e comunidades marginalizadas, comprometidas em partilhar as suas tradições e património e protegê-las para que as futuras gerações desfrutem.

A próxima vez que reservar uma massagem num day spa na Tailândia ou reservar uma mesa num restaurante sofisticado em Kuala Lumpur, considere também uma destas opções para enriquecer a sua compreensão cultural e também fazer algo de positivo durante a sua viagem.

A Backstreet Academy é uma plataforma de viagens de impacto entre pares que capacita comunidades locais empobrecidas em países em desenvolvimento em todo o Sudeste Asiático que não falam inglês e que não têm acesso à tecnologia. Juntos, criam experiências únicas de viagem, hospedam turistas e exibem a sua tradição, cultura e património, com uma parte substancial do lucro voltado para a comunidade local. As experiências disponíveis através da Backstreet Academy incluem desde aulas de tiro com arco em javanês a workshops sobre escultura de gravuras artesanais.

Picha Eats
créditos: Booking.com

Um centro para experiências tailandesas sustentáveis e genuínas nas maiores áreas urbanas da Tailândia, o Hivesters evita a perda de património cultural ligando viajantes que procuram interações culturais autênticas com especialistas locais, incluindo desde dança tradicional e perfumes a workshops de comida de rua nas ruas de Banguecoque.

A Picha Eats, é uma empresa de alimentos sustentáveis que ajuda a reconstruir as vidas de refugiados que vivem na Malásia. Através do programa Open House, pode ser convidado para a casa de uma família de refugiados e desfrutar de uma autêntica refeição caseira e aprender mais sobre as suas experiências e cultura.

Protegendo a biodiversidade na Colômbia

Com o mundo a tomar consciência das belas paisagens, pessoas e cultura da Colômbia, viajar para explorar os seus ecossistemas únicos também está em ascensão. Oferecendo experiências espetaculares de viagem na natureza que também servem para proteger a biodiversidade de plantas e animais indígenas da Colômbia, a Awake liga viajantes a anfitriões locais que partilham o seu compromisso de garantir que os tesouros naturais da Colômbia permaneçam intactos por muitos mais anos. Quer queira conhecer a colorida flora e fauna da Amazónia num passeio de três dias na selva ou fazer parapente pelos Andes, há uma variedade de opções sustentáveis para cada apetite e orçamento.

colombia
créditos: Lissete Laverde on Unsplash

A IMPULSE Travel também procura capacitar as comunidades locais na Colômbia, preservar tradições e ajudar os viajantes a apaixonarem-se pelas pessoas e pelo país através de mais de 200 passeios e atividades disponíveis na sua plataforma.

Aventuras inclusivas na América do Sul e na Antártida

Fundada por dois veteranos do Corpo de Paz que queriam ajudar os guias e artesãos locais a viverem de maneira justa através de atividades turísticas, a Keteka oferece passeios e experiências personalizados em toda a América Central e do Sul e até Antártica. Todas as atividades inacessíveis do Keteka são instantaneamente reservadas online, ajudando a fortalecer a capacidade das comunidades indígenas e a redistribuir os viajantes de maneira mais uniforme em todo o continente, fora dos locais mais movimentados.

América do Sul
créditos: Booking.com

Se deseja explorar alguns dos destinos mais remotos e espetaculares da América do Sul (e além), mas enfrenta desafios de mobilidade, a Wheel the World oferece passeios inclusivos e experiências de aventura, enfrentando o desafio de acessibilidade no turismo dentro do setor de viagens de aventura. Se quer escalar as alturas de Machu Picchu na sua cadeira de rodas ou ficar cara a cara com os gigantescos totens da Ilha de Páscoa, a Wheel the World remove as barreiras para que todos visitem estes destinos icónicos por si mesmos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.