Enquanto o mundo ficava mais lento devido à pandemia de COVID-19, as pessoas ficaram online ao mesmo tempo. As velocidades da banda larga móvel caíram para a metade da sua velocidade normal na área ao redor de Wuhan, China, em janeiro de 2020. Dois meses depois, as velocidades de banda larga de Nova Iorque diminuíram em um quarto.

No entanto, os dados estão a ficar cada vez mais rápidos, de forma geral. A velocidade média de download móvel subiu de 22,81 Mbps para 27,69 Mbps em 12 meses, até julho de 2019 e o 5G promete velocidades acima de 1 Gb por segundo.

Para descobrir o estado da situação, a Top Dollar reuniu o custo e a velocidade dos dados móveis em todos os países. Foi analisado o preço por Mbps (megabits por segundo) para encontrar o melhor valor em todo o mundo e foi comparado o preço com os rendimentos locais médios para descobrir onde os dados móveis são mais acessíveis.

Preço dos dados móveis
Preço dos dados móveis créditos: Top Dollar

Israel tem o melhor preço de dados móveis do mundo: US $ 0,01 para 10 GB a uma velocidade de download de 1 Mbps. Seguido pela China e pela Itália. No extremo oposto, a Namíbia tem o preço mais elevado para dados móveis: US $ 11,36 para 10 GB a uma velocidade de download de 1 Mbps.

Acessibilidade dos dados móveis
Acessibilidade dos dados móveis créditos: Top Dollar

Os dados móveis também são mais acessíveis em Israel, onde 10 GB custam o equivalente a 0,02% do salário médio mensal, seguido por Itália onde custam 0,12% do salário médio. O Malawi tem os dados móveis menos acessíveis do mundo, com 10 GB a custarem 841,78% do salário médio mensal.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.