Alguns conceitos aplicados no dia a dia dos dinamarqueses parecem contribuir para a manutenção desse ambiente de harmonia e estabilidade social. É o caso, por exemplo, da Lei de Jante, ou Janteloven que afirma, basicamente, “ninguém é melhor ou mais importante do que ninguém ”, ou o hygee, palavra que tanto pode ser usada para descrever o estado de espírito de alguém feliz ou uma sensação de aconchego e alegria.

A alimentação parece ser outro factor determinante na felicidade deste povo. A cozinha dinamarquesa é diversa mas muito focada em alimentos saudáveis e orgânicos. Uma das coisas que mais apreciei na Dinamarca foi o pão de centeio. É um pão carregado de sementes e cheio de sabor.

E depois há a cerveja. É Impossível não mencionar esta bebida quando se fala da Dinamarca. A Carlsberg todos conhecemos, mas, para além deste gigante internacional, há muitas micro cervejarias que produzem cervejas artesanais de excelente qualidade.

Cerveja na Dinamarca
créditos: The Travellight World

Uma agenda cultural intensa, paisagens bonitas e uma vida nocturna vibrante completam a receita que conquista qualquer visitante.

Palácios renascentistas, castelos barrocos e edifícios modernos criam a elegante e variada fachada arquitectónica da Dinamarca. Cada canto parece contar uma história que nos transporta a diferentes épocas e períodos pelos quais o país passou. Gostei muito de visitar o Palácio de Frederiksborg e o Castelo de Kronborg (ambos próximos de Copenhaga), também conhecido como Castelo de Hamlet por ter servido de inspiração a Shakespeare para a sua famosa peça de teatro. A Ópera Real Dinamarquesa, em Copenhaga, também me impressionou bastante.

Palácio de Frederiksborg
Palácio de Frederiksborg créditos: Pixabay

Quem gosta de andar de bicicleta sente-se bem aqui. O país tem uma ótima infra-estrutura para este fim com longas e bem mantidas ciclovias. É fácil alugar uma bicicleta e explorar os melhores pontos turísticos.

A paisagem Dinamarquesa surpreendeu-me pela sua beleza, principalmente a região de North Jutland onde os mares de Skagerrak e Kattegat se encontram e criam um fenómeno natural único.

North Jutland
North Jutland créditos: The Travellight World

A Dinamarca acaba por contagiar-nos com a sua felicidade, é um destino que reúne todas as condições para agradar tanto o turista típico como o viajante mais experiente e exigente.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.