Alguns conceitos aplicados no dia a dia dos dinamarqueses parecem contribuir para a manutenção desse ambiente de harmonia e estabilidade social. É o caso, por exemplo, da Lei de Jante, ou Janteloven que afirma, basicamente, “ninguém é melhor ou mais importante do que ninguém ”, ou o hygee, palavra que tanto pode ser usada para descrever o estado de espírito de alguém feliz ou uma sensação de aconchego e alegria.
A alimentação parece ser outro factor determinante na felicidade deste povo. A cozinha dinamarquesa é diversa mas muito focada em alimentos saudáveis e orgânicos. Uma das coisas que mais apreciei na Dinamarca foi o pão de centeio. É um pão carregado de sementes e cheio de sabor.
E depois há a cerveja. É Impossível não mencionar esta bebida quando se fala da Dinamarca. A Carlsberg todos conhecemos, mas, para além deste gigante internacional, há muitas micro cervejarias que produzem cervejas artesanais de excelente qualidade.
Uma agenda cultural intensa, paisagens bonitas e uma vida nocturna vibrante completam a receita que conquista qualquer visitante.
Palácios renascentistas, castelos barrocos e edifícios modernos criam a elegante e variada fachada arquitectónica da Dinamarca. Cada canto parece contar uma história que nos transporta a diferentes épocas e períodos pelos quais o país passou. Gostei muito de visitar o Palácio de Frederiksborg e o Castelo de Kronborg (ambos próximos de Copenhaga), também conhecido como Castelo de Hamlet por ter servido de inspiração a Shakespeare para a sua famosa peça de teatro. A Ópera Real Dinamarquesa, em Copenhaga, também me impressionou bastante.
Quem gosta de andar de bicicleta sente-se bem aqui. O país tem uma ótima infra-estrutura para este fim com longas e bem mantidas ciclovias. É fácil alugar uma bicicleta e explorar os melhores pontos turísticos.
A paisagem Dinamarquesa surpreendeu-me pela sua beleza, principalmente a região de North Jutland onde os mares de Skagerrak e Kattegat se encontram e criam um fenómeno natural único.
A Dinamarca acaba por contagiar-nos com a sua felicidade, é um destino que reúne todas as condições para agradar tanto o turista típico como o viajante mais experiente e exigente.
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
Comentários