Após uma pausa de dez anos, Sophia Loren regressa ao cinema e o seu mais recente filme, "Uma Vida à Sua Frente", está a dar que falar.

Segundo a publicação especializada Deadline Hollywood, "Uma Vida à Sua Frente" entrou no TOP 10 da plataforma Netflix durante a primeira semana em 37 países, incluindo Portugal, EUA, Brasil, Espanha, França e, claro, Itália.

E é de Itália que vamos falar hoje, mais precisamente de Bari, a cidade onde se desenrola o filme.

Localizada no sul do país, Bari é a capital da região de Puglia e, apesar de não ser uma das primeiras escolhas para os turistas que visitam Itália, não deve, de todo, ser ignorada.

Esta cidade costeira, com cerca de 320 550 habitantes, esconde grande beleza, a par de uma história, cultura, e autenticidade que conquistam quem por lá passa.

Bari foi conquistada pelos romanos no século III a.C. e desde aí muitos foram os povos que por lá passaram, desde os Bárbaros aos Sarracenos e Bizantinos.

Esta grande movimentação de povos no território contribuiu para uma variada herança história e cultural que pode ser apreciada um pouco por toda a cidade.

Dez filmes que dão vontade de fazer as malas e viajar para Itália
Dez filmes que dão vontade de fazer as malas e viajar para Itália
Ver artigo

Bari é para se perder, é para percorrer as pequenas ruas como se fosse um local, ver a roupa a secar nas janela da Bari Vecchio (cidade antiga) e perceber o contraste com a cidade nova, as duas separadas pela Corso Vittorio Emanuele, uma das ruas mais movimentadas.

Na lista de locais a visitar não pode faltar a Piazza del Ferrarese, uma das praças mais bonitas de Itália, que convida a sentar numa das relaxadas esplanadas e desfrutar de uma deliciosa refeição, ou não estivéssemos numa das regiões italianas com uma maior cultura gastronómica.

Seguimos depois pelo porto de Bari, banhado pelo mar Adriático, de um azul hipnotizante que nos acalma enquanto observamos os pequenos barcos de pescadores a entrar e sair como se ninguém estivesse a observá-los.

A Piazza Mercantile, os belos e históricos teatros, o Castello Svevo e a Basílica de São Nicolau, dedicado ao santo que, segundo a lenda, inspirou a figura do Pai Natal, são mais alguns dos pontos de interesse.

Já dá vontade de fazer as malas e partir, mas, enquanto, não podemos fazê-lo como gostaríamos, viajamos um pouquinho por aqui, por isso, abra a fotogaleria acima e 'descubra' um pouco mais esta cidade italiana.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.