Uma associação francesa de segurança nas estradas anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma campanha na qual incentiva os homens a conduzirem como as mulheres, na esperança de reduzir as mortes por acidentes de trânsito.

Segunda a associação 'Victimes et Citoyens' (Vítimas e Cidadãos), os anúncios com o lema "Conduza como uma mulher" pretendem alterar o estereótipo de que os homens conduzem melhor do que as mulheres.

"Uma consulta dos dados diz-nos que isso não está correto", afirma o comunicado. Segundo dados oficiais sobre segurança rodoviária, os homens causaram quase 9 em cada 10 acidentes fatais de trânsito na França.

A associação, que apoia feridos em acidentes e organiza campanhas de sensibilização para este tema, disse esperar uma mudança na "mentalidade dos homens e, portanto, no seu comportamento".

"Conduzir como uma mulher significa apenas uma coisa: continuar com vida", afirma a campanha publicitária, divulgada sobretudo em estações de metro e na internet.

Cerca de 3.200 pessoas morreram em acidentes de trânsito na França em 2023 e os primeiros dados apontam para um possível aumento em 2024.