Durante o início dos anos 2000, a vida em Laomudeng, China, era difícil. Não havia estrada pavimentada com cimento, nem internet e muito poucas oportunidades de emprego.

Mais de duas décadas desde então, a remota vila do grupo étnico Nu em Nujiang, na província de Yunnan, passou por uma transformação dramática, tornando-se um destino turístico popular que atrai dezenas de milhares de visitantes anualmente.

A chave para o seu sucesso tem sido a sua localização. Laomudeng fica aninhada numa encosta da montanha de neve Biluo, com vista para o rio Nujiang, e é considerada uma das aldeias mais bonitas da China.

Laomudeng
Laomudeng créditos: yunnanexploration.com

De vendedora de noodles a anfitrião de alojamento local

Em 2004, Ya Zhen, uma vendedora ambulante de noodles, hospedou seis estudantes universitários que visitaram a vila, cobrando 60 yuans (cerca de 7 euros) no total pela comida e acomodação. A soma, disse ela, era equivalente a 120 tigelas de noodles frios ao preço de 0,5 yuans por tigela.

Ya Zhen apercebeu-se, então, do valor do seu imóvel, que ocupa um lugar na primeira fila do Crown Mountain, um dos destinos mais populares da região. Para acomodar mais visitantes e melhorar os serviços, decidiu reformar a sua casa em 2015.

A sua ideia foi considerada arriscada por outros moradores numa época em que a renda era escassa. Os seus familiares, segundo ela, estavam dispostos a emprestar-lhe dinheiro, mas relutantes em se juntar ao seu negócio.

Com um fundo inicial de 90.000 yuans da federação feminina local, a casa de Ya foi transformada num santuário romântico para as pessoas que estavam confinadas na cidade e queriam comida boa, um local limpo e ar fresco.

Ya chamou a nova pousada de "Flores das Irmãs"

A pousada está situada num jardim de flores que ela plantou, com um terraço que oferece uma vista panorâmica da Crown Mountain. Os quartos são completos com casa de banho, Wi-Fi e outras comodidades modernas.

Ya chamou a nova pousada de "Flores das Irmãs". Como o nome sugere, o local é gerido por Ya e sua irmã mais nova, que adoram flores.

A anfitriã dá as boas-vindas aos convidados vestindo trajes étnicos tradicionais Nu e trata-os com deliciosos pratos locais preparados com vegetais colhidos nos campos próximos. Frequentemente, também canta canções folclóricas aos seus hóspedes.

A sua pousada tornou-se muito popular através do "passa-palavra" e atualmente recebe com frequência hóspedes de grandes cidades como Xangai e Pequim. Ya disse que pretende expandir a sua casa e redecorar quartos para acomodar mais hóspedes.

Mas Ya não parou com o seu próprio sucesso. Ajudou outras pessoas na aldeia a gerir pousadas e reencaminhou hóspedes para elas. Durante os cinco dias do feriado do 1º de maio deste ano, recebeu muitos grupos de mais de 50 turistas. Com a capacidade da sua pousada sobrecarregada, apresentou-os a outras pousadas da aldeia.

De vila remota a hotspot

Beneficiando do apoio político e da melhoria das instalações, Laomudeng está a prosperar no turismo. Em 2019, a vila recebeu mais de 50.000 turistas, arrecadando mais de 3 milhões de yuans (cerca de 386 mil euros).

As pousadas na vila podem oferecer cerca de 400 camas e criar mais de 100 empregos locais, quadruplicando o rendimento médio anual dos moradores comparativamente com uma década atrás.

Laomudeng, China
créditos: yunnanexploration.com

Veja aqui o vídeo com a reportagem.

Fonte: China SCIO

Fotos: www.yunnanexploration.com/