No último tour que fiz em Marrocos, em abril de 2022, apanhei nove dias do Ramadão. E, depois, no início de maio, acompanhei o Eid al-Fitr, pela primeira vez, em Marraquexe. É uma celebração do fim do jejum que traz dois pólos... primeiro, recolhem-se em casa e as ruas ficam vazias... e, depois, saem todos à rua e fica quase impossível de caminhar normalmente. Originalmente, a festa era de um dia, mas agora fazem-na durante três. O que muda? Muita coisa!

Há música, que é levada de casa em casa e uma das coisas que mais reparei é que, de repente, todos os marroquinos fumavam! Com o Eid al-Fitr vi filas de pessoas a comprarem cigarros avulso – em Marraquexe vão ouvir o barulho de moedas a “denunciar” quem é o vendedor de tabaco avulso – e depois faziam também filas em lojas onde o dono tem um isqueiro e todos iam lá pedir lume, para acenderem o cigarro.

Nesta galeria, encontram algumas fotografias que ilustram a multidão na praça Djemaa el-Fna e, depois, outras das ruas vazias.

E o último dia antes do Eid al-Fitr? Tudo está aberto e todos saem de casa, depois do sol se pôr. Marraquexe fica ao rubro e não se vê um palmo de chão nas ruas de maior comércio! Pode ler toda a experiência da festa, que marca o fim do Ramadão, o Eid al-Fitr, no Viaje Comigo.

Acompanhe o Viaje Comigo também no Instagram e no canal de vídeos YouTube.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.