Com 9 ilhas principais, 52 caios (pequenas ilhas rasas e arenosas) e centenas de ilhéus, Bocas del Toro é um dos lugares biologicamente mais diversificados do mundo, sendo por vezes conhecido como as “Galápagos do Caribe”.

Bocas del Toro é de facto um dos melhores destinos de praia e de ecoturismo do Panamá. As suas praias de águas cristalinas, aliadas à biodiversidade e às vilas coloridas e vibrantes, fazem de Bocas del Toro uma excelente opção para umas férias de sonho na América Central. Este arquipélago faz parte de uma província com o mesmo nome, que tem também uma parte continental.

Recomendo combinar Bocas del Toro com a Cidade do Panamá, a capital do país que mescla com mestria a área mais antiga e histórica, com influências coloniais, a uma arquitetura arrojada e moderna que rivaliza com outras metrópoles em grandiosidade. Da Cidade do Panamá é possível chegar a Bocas del Toro de autocarro e barco (uma viagem que demora aproximadamente 10 horas) ou de avião (um voo rápido e conveniente inferior a 1 hora), estando o aeroporto localizado em Bocas Town na principal ilha do arquipélago, a Ilha Colón.

Bocas Town
Bocas Town créditos: The Travel in Pink

Bocas del Toro oferece uma grande diversidade de experiências, o que pode influenciar a escolha da localização de alojamento. Quem quiser ficar perto de uma grande variedade de restaurantes, bares e lojas, deverá optar pela Ilha Colón. Quem preferir uma localização mais remota, poderá escolher uma das outras ilhas do arquipélago. Eu optei por dividir a minha estadia entre Bocas Town, na Ilha Colón, e a Ilha de Bastimentos, mais remota e isolada.

A Ilha Colón é uma excelente opção para explorar Bocas del Toro. Com casas coloridas construídas sobre palafitas em cima da água, Bocas Town, a principal cidade da ilha, tem um charme muito próprio que merece uma visita. Bocas Town não tem praia, mas a partir da cidade é possível visitar diversas praias e localizações paradisíacas como Zapatilla Cay & Coral Cay, Ilha de Bastimentos, Bocas del Drago & Starfish Beach ou Sloth Island.

Recomendo por isso passar os dias a explorar as diversas praias da Ilha Colón ou a fazer passeios de barco nas ilhas circundantes, e à noite ir jantar a Bocas Town num dos muitos restaurantes disponíveis, ou beber um copo num dos bares com esplanadas literalmente em cima do mar.

A minha praia preferida em Colón é a Starfish Beach, a Praia das Estrelas do Mar, localizada no norte da ilha. De Bocas Town chega-se a Starfish Beach de carro, autocarro, táxi ou num tour organizado. Bocas del Drago Beach, outra praia bastante bonita, fica situada no caminho para Starfish Beach. Desse ponto pode caminhar-se aproximadamente 15 minutos através de um manguezal, ou apanhar um barco, o que na minha opinião vale muito a pena pelas vistas cénicas para a costa envolvente.

A Starfish Beach é um verdadeiro pedaço de paraíso perdido no Mar das Caraíbas e é o sítio perfeito para um dia de praia descontraído. Com águas calmas e translúcidas de uma tonalidade turquesa quase irreal, é famosa pelas estrelas do mar que lhe dão o nome. Estes animais marinhos são fantásticos, mas é importante não lhes tocar nem os tirar água, já que este pequeno gesto poderá colocar em causa a sua sobrevivência. Na praia existem boas infraestruturas para passar o dia, desde quiosques com especialidades de comida local e bebidas, até espreguiçadeiras e chapéus de sol para alugar.

Por fim, recomendo ir à Ilha Bastimentos, que é um dos locais mais bonitos que já visitei. Fiquei dois dias alojada no Azul Paradise, um resort com bungalows de madeira em cima da água e praias quase desertas que parecem saídas de um postal.

Em Bastimentos é possível visitar outras praias e ilhas vizinhas, ou aventurar-se num passeio de barco nos manguezais existentes na região e, com um pouco de sorte, avistar as famosas preguiças, um animal endémico do Panamá. Esta ilha acolhe também o Parque Nacional Marinho de Bastimentos, que foi considerado Património Mundial da UNESCO.

Para mais inspiração de viagens, visitem o blog da Ana, The Travel in Pink.