“Este livro leva-nos a 25 países, nos cinco continentes, e proporciona-nos a oportunidade de, neste verão, enquanto saboreamos os encantos de Portugal, idealizarmos e sonharmos - sem confinamento - com as nossas próximas viagens”, resume Filipe Morato Gomes, presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP).

A obra, que chega às principais livrarias do país nesta terça-feira, com lançamento oficial na pacata vila de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, num evento transmitido online através do Facebook é uma seleção de duas dezenas e meia de olhares - distintos e variados - sobre destinos espalhados pelos quatro cantos do mundo e que desafiam a plenitude dos nossos sentidos.

Vai da alegria colorida do Festival Holi, em Varanasi, Índia, à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Rohingya em Cox’s Bazar, no Bangladesh. Passa pela sensação de liberdade e pequenez que emana da mítica Ruta 40, no Sul da Argentina, como pelas paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar.

“Viajar é uma inigualável forma de crescimento e enriquecimento pessoal, despertando em nós um saudável espírito de aventura e reforçando o imenso prazer da partilha. E é com essa certeza que a ABVP, que a 1 de março celebrou o seu primeiro ano de existência, decidiu partilhar esses valores, através da publicação de um livro que pretende celebrar a viagem e tudo o que esta pode fazer por nós, pelos outros”, acrescenta Filipe Morato Gomes, autor do blogue Alma de Viajante.

Entre os 25 autores, Rui Barbosa Batista, fundador do blogue BornFreee, deixa um repto: “Acredito que, através do olhar que vertemos em palavras, os portugueses vão fazer uma belíssima viagem em torno deste nosso apaixonante planeta, percebendo a riqueza das suas diferenças culturais e sociais”.

“O livro fala de lugares, mas também de medos que são superados, de desconfortos que são tornados desafios, de liberdades incondicionais que só o longe e o atirar-nos no desconhecido nos permitem, assim nos consigamos soltar de nós mesmos e das nossas amarras físicas e psicológicas”, acrescenta o autor.

“Viagens de uma Vida” foi uma ideia abraçada pela editora Idioteque, parceira da associação nesta viagem literária. “O livro narra viagens e experiências inesquecíveis da vida de cada um dos viajantes, criando assim uma obra que é no seu todo inspiradora e mundividente, transportando em si uma multiplicidade de lugares, sentimentos, odores, tons e aventuras que nos agarram desde o primeiro parágrafo”, resume o editor Manuel Andrade.

O segundo livro da série, a lançar em 2021, será inteiramente dedicado a Portugal, como epílogo da iniciativa #euficoemportugal, levada a cabo pela associação neste momento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.