A OMT, cujo estudo inclui os turistas internacionais que pernoitam na localidade visitada, celebrou o facto de que a subida dos números do turismo está "claramente acima do crescimento de 3,7% da economia mundial".

Essa subida foi impulsionada, principalmente, pela Europa meridional e mediterrânea (+6%, 713 milhões de turistas), pelo Médio Oriente (+10%, 64 milhões) e pela África (+7%, 67 milhões), reportou a agência da ONU com sede em Madrid, em comunicado.

O turismo "é hoje um dos motores mais poderosos de crescimento económico e desenvolvimento global", disse Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, citado no comunicado.

Assim sendo, o turismo deve ser gerenciado de maneira "sustentável" para que se traduza em "benefícios reais para todos os países e todas as comunidades, criando oportunidades de emprego e empreendedorismo e não deixando ninguém para trás", disse o responsável.

Para 2019, a OMT espera que o crescimento dos turistas internacionais fique entre 3 e 4%, "mais em linha com as tendências históricas de crescimento".

Fonte: AFP

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.