O teatro londrino - fechado desde março devido a restrições do coronavírus - enfrenta a possibilidade de insolvência e encerramento, devido ao impacto da pandemia nas suas finanças. Os responsáveis do espaço consideram que a situação atual representa a maior ameaça ao futuro do teatro desde a sua abertura.

A diretora artística do Globe, Michelle Terry, disse que o teatro não é elegível para financiamento pelo Arts Council e que estava completamente dependente da venda de bilhetes. Com o confinamento e encerramento do espaço, a receita parou e as reservas esgotaram-se. Sem uma data concreta para o início do desconfinamento no Reino Unido é possível que o Globe dependa da generosidade para sobreviver.

O deputado Julian Knight, que preside o comité do Digital, da Cultura, dos Media e do Desporto do Reino Unido, alertou que o encerramento permanente do teatro seria uma "tragédia".

O teatro Globe original foi construído pela companhia de teatro de Shakespeare, The Lord Chamberlain's Men, em 1599, mas foi destruído pelo fogo em 1613. A réplica do teatro  foi construída em 1997, a poucos metros do local original, nas margens do rio Tamisa, usando registos históricos como orientação. O edifício tem várias características recriadas exatamente como a estrutura isabelina original - o Teatro Globe de Shakespeare tem o primeiro e único telhado de palha permitido em Londres desde o Grande Incêndio de 1666.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.