O Geopark Naturtejo propõe um regresso à natureza através de diversas atividades que passam pela arte, ciência e desporto aventura.
O programa do Festival da Paisagem tem início no Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), com o III BioDivSummit em Proença-a-Nova.
Durante o fim de semanado Dia Internacional da Biodiversidade, decorrerá também uma ação de formação acreditada para professores organizada pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e pelo Geopark Naturtejo.
No domingo a adrenalina sobe na Escola de Escalada da Crista do Zebro, em plena Serra do Muradal, numa organização da Câmara Municipal de Oleiros.
Durante a semana intensifica-se a oferta de conhecimento ao alcance de todos. No dia 25 de maio tem início a Formação Executiva em Geoturismo nos Geoparques UNESCO em Portugal, uma iniciativa do Turismo de Portugal e dos Geoparques portugueses. Ainda nesse dia começa o grande Congresso Internacional dedicado ao Megalitismo.
Já no dia 27, os parceiros do projecto UNESCO GEOfood, entre os quais se inclui o Geopark Naturtejo, têm o seu Seminário de apresentação ‘GEOfood para o Desenvolvimento Sustentável nos Geoparques Mundiais da UNESCO’. Já perto do fim do dia, a Hora do Conto é dedicada à paisagem geológica de Oleiros, levando os mais jovens a descobrir esta região de montanhas encantadas.
No fim-de-semana de 29 de Maio decorre mais uma Acção de Formação para Professores "Nas Terras do Lince - Geodiversidade de Penamacor", numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penamacor, Geopark Naturtejo e os “Geoapanhados”, um grupo ávido de descobertas geológicas.
Na celebração do Dia Internacional da Criança, o Município de Oleiros convida os mais jovens para o “Eu vivo num Geopark”, numa edição cheia de surpresas. Já no dia 4 tem início a primeira etapa da “Aldeia do Xisto MTB Trophy 2021”, num percurso circular de BTT pelas mais belas paisagens do concelho de Oleiros.
A fechar a edição deste ano do Festival da Paisagem Geopark Naturtejo, no Dia Internacional do Meio Ambiente, será inaugurada a obra “A Menina dos Medos” no meio do rio Ocreza, em pleno geomonumento das Portas de Almourão.
Durante o Festival da Paisagem, os visitantes são convidados a visitar duas exposições em Proença-a-Nova, uma de Rochas e Minerais no Centro Ciência Viva da Floresta e “Presença e Ficção”, uma mostra de escultura pública e intervenções efémeras na paisagem realizadas pela Faculdade de Belas-Artes no concelho de Proença-a-Nova, patente na Galeria Municipal.
O Festival da Paisagem integra a Semana Europeia de Geoparques que decorre em 81 geoparques UNESCO espalhados por 26 países. Toda a informação relativa à programação do Festival da Paissagem Geopark Naturtejo poderá ser encontrada em www.naturtejo.com.
Comentários