O aeródromo municipal de Mogadouro localiza-se na freguesia de Azinhoso, uma localidade onde historicamente se realizava uma tradicional Feira dos Burros (mirandeses) e, precisamente, pela importância social e económica deste dócil animal que esteve em extinção, a organização do Fly-In de Mogadouro atribui a designação de Red Burros ao evento.

A grande novidade este ano é a concentração do evento, não no aeródromo municipal, como sempre aconteceu, mas no centro da vila de Mogadouro, representando o epicentro o Castelo.

É sobre o Castelo que todos os participantes no espetáculo aéreo vão fazer as suas performances, uma forma de envolver a comunidade local diretamente no evento.

E o espetáculo promete. A abrir, uma patrulha profissional do Exército Português – os Falcões Negros, militares no ativo que vão executar saltos de paraquedismo, que se segue de um momento que leva sempre a comunidade ao rubro que é a passagem de aviões F16 da Força Aérea Portuguesa.

Red Burros: festival aéreo que homenageia o burro mirandês acontece este sábado em Mogadouro

As acrobacias, que representam sempre o auge do espetáculo e que motivam a presença de milhares de visitantes a Mogadouro, estão a cargo de vários pilotos, com vasta experiência e que garantem enorme qualidade ao espetáculo. Regressa Luís Garção que com avião Pitts S2B deixa pasmada de emoção a plateia, com rodopios, loopings, voos invertidos e voltas apertadas, entre outras manobras fantásticas. Este ano o LickAir, o jovem José Luís, que depois de se exibir no Careto AirShow em Bragança, vai revelar a sua arte e perícia em Mogadouro.

Nas performances de equipa, destaque para os YakStars, onde três aeronaves executam manobras em formação cerrada a mais de 300 quilómetros por hora. Os Yakstars são a primeira patrulha acrobática civil em Portugal a funcionar com três aeronaves Yak 52, e a única patrulha acrobática civil e militar a operar neste momento. Pedro Cerveira Pinto, Fernando Marinho Pereira e Jorge Fachadas são os três pilotos efetivos da patrulha.

Vai também atuar a Patrulha Fantasma (Carlos Costa e José Figueiredo), a única equipa de acrobacia na Península Ibérica a executar manobras com aeronaves com motores e características dissimilares. A sua exibição consiste num voo de formação com cruzamentos, ruturas, com alguma acrobacia à mistura.

Red Burros: festival aéreo que homenageia o burro mirandês acontece este sábado em Mogadouro

O evento destaca ainda a acrobacia clássica, através da Aerofénix, com a presença do North American T-6 Texan, uma aeronave que fez história ao serviço da Força Aérea Portuguesa e que é a única em Portugal em condições de voo.

Para além dos espetáculos aéreos, o céu de Mogadouro vai estar agitado por estes dias. A organização revela que já conta com mais de cem aeronaves inscritas, que chegam de todo o país e também da vizinha Espanha.

No final do espetáculo e de regresso ao aeródromo municipal, a comunidade pode inscrever-se para realizar batismos de voo ou voos de descoberta, contando para o efeito com a parceria do Aero Clube de Bragança.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.