Depois do nascimento em 2019 de mais uma praia fluvial no Alentejo, a da Amieira, a região prepara-se agora para estrear todo um parque fluvial: o Parque Fluvial Cinco Reis, que está a ser construído junto a uma barragem no concelho de Beja e deverá abrir na próxima época balnear. O parque irá ter uma praia fluvial com uma frente de 265 metros lineares divididos por três bolsas de areia, um apoio de praia com recepção, bar, instalações sanitárias e parque infantil, um embarcadouro e plataformas para actividades náuticas.

Além disso, contará com uma zona de desporto e lazer com área arborizada, um circuito de manutenção, percursos pedonais e cicláveis, dois parques de estacionamento e circuitos interativos de visitação e pontos de observação dos valores naturais da zona, nomeadamente da avifauna aquática.

O parque é promovido pela Câmara de Beja em parceria com a empresa gestora do Alqueva, e está situado na envolvente da albufeira da barragem de Cinco Reis, a cerca de 4 quilómetros da cidade de Beja. Segundo o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, em declarações à LUSA,  parque deverá abrir ao público "em julho ou agosto". 

Segundo o autarca, o projeto será "uma mais-valia" para o concelho de Beja, permitindo "valorizar e aproveitar as tão boas condições" do espelho de água da albufeira e da zona envolvente para atividades balneares, náuticas, desportivas e de recreio e lazer.

O parque vai assim permitir à população "usufruir de um espelho de água situado perto da cidade, muito agradável durante todo o ano e particularmente convidativo no verão", explicou, lembrando que as atuais duas praias fluviais mais próximas de Beja estão "a mais de 50 quilómetros”, ou seja, as de Amieira (Portel)e da Tapada Grande (Mina de São Domingos, Mértola).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.